Balde cheio: Pecuária leiteira eficiente em Minas

Balde cheio: Pecuária leiteira eficiente em Minas

PARTILHAR
gado-leiteiro-vaca-em-pastagem-super
Foto: Asbia - Inseminação Artificial

Programa Balde cheio é uma parceria entre instituições que faz produtor rural alavancar sua produção.

O Programa Balde Cheio promove o desenvolvimento da pecuária leiteira em Minas Gerais com a adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade. Coordenado no Estado pelo Sistema Faemg, o Programa conta com parceiros para a implantação nos municípios. Em Passos o Balde Cheio é desenvolvido há quatro meses através da parceria da FAEMG e Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural).

O Programa atende cinco produtores e está aberto para novas inscrições, segundo o técnico responsável o zootecnista Fábio Andrade. Ele destaca que a maior dificuldade do produtor recai sobre as anotações. “O produtor tem dificuldade de anotar as despesas da sua propriedade, porque quando sabe que está no prejuízo fica desanimado. Não anotando ele se engana”, finalizou. Na fase inicial do projeto, Fábio trabalha com o levantamento de custos das propriedades.

Nos locais onde há o Programa, os pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados e relatam maior eficiência na produção de leite e, consequentemente, aumento da produtividade e dos lucros.

Fábio_Andrade_em_propriedade_assistida_pelo_Programa_BALDE_CHEIO
Fábio Andrade em propriedade assistida pelo Programa BALDE CHEIO / Foto: Divulgação

Para participar do Balde Cheio é necessário ter a produção de leite como atividade principal e estar à frente da gestão da propriedade (sem interferência de administradores, gerentes etc); além de estar aberto à adoção de mudanças sugeridas pelo Programa e fazer as anotações de despesas e registros solicitados.

Segundo o presidente do SinRural, Darlan Esper Kallas, a atual diretoria buscava a implantação desse Programa deste o início da gestão em 2017. “O Balde Cheio é mais uma conquista do produtor rural, através do Sindicato, na busca de produzir com custos menores e maior produtividade”.

Como uma fazenda produz 35 mil litros de leite por dia

Com tecnologia se produz 5x mais leite que média nacional

SISTEMA FAEMG

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.