Brahman inicia 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB

PARTILHAR
Animais Brahman na Prova BBB
Foto: Divulgação

A prova conta com o apoio da ABCZ e vai identificar animais de desempenho superior para as características de maior impacto econômico para a pecuária de corte

Mais de 90 animais da raça Brahman estão no Centro de Performance Verdana, em Itatinga/SP, para participar da 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula (BBB), que começa nesta quinta-feira, 19 de agosto. Até o final de novembro, serão avaliados 51 touros e 40 fêmeas de vários criatórios brasileiros. A proposta é identificar animais de desempenho superior para as características de maior impacto econômico para a pecuária de corte, dentro do sistema de cria e recria a pasto, com suplementação, e confinamento na fase de terminação.

Todos os animais passaram pelo período de adaptação da prova e, agora, estão recebendo dieta específica para o Teste de Eficiência Alimentar, iniciado hoje. “É uma dieta de crescimento simples, que consistem em 50% de concentrado e 50% volumoso para que possam expressar todo o seu potencial genético”, diz o zootecnista Ítalo Estima, consultor técnico da Bellman Trouw Nutrition, uma das empresas parceiras da prova.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, esta é uma prova inédita na raça Brahman que beneficiará a evolução genética dos zebuínos. “O melhoramento genético só é realmente alcançado a partir de iniciativas como essa que analisam e promovem a boa performance do nosso zebu. Por isso, a ABCZ apoia essa prova inédita”, diz Rivaldo.

Além das pesagens para o Teste de Eficiência Alimentar, os touros e fêmeas Brahman passarão por exame de ultrassonografia de carcaça. Ao longo dessa fase serão coletados dados de ganho de peso, Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura da Gordura Subcutânea (EGS), Marmoreio, Perímetro Escrotal, dentre outros. As avaliações de eficiência alimentar vão até o dia 4 de novembro e serão conduzidas pelo Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho.

A prova ainda terá avaliação de tipo pelo método EPMURAS (Estrutura, Precocidades, Musculosidade, Umbigo, Raça, Aprumos e Sexualidade), julgamentos de morfologia e de tipo frigorífico.

O resultado final da 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB será apresentado no dia 27 de novembro, durante o Simpósio “O Brahman no Brasil”. Haverá no mesmo dia o leilão dos touros classificados na prova.

A 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB é realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) em parceria com a BrasilcomZ, ABCZ, Seleon Biotecnologia, Verdana Agropecuária, Bellman Trouw Nutrition e TSE Solar Energy, IZ-Instituto de Zootecnia, Botu Pharma Biotecnologia Animal e Premium Gen.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.