Projeto usa Brahman na produção de carne premium

PARTILHAR
Projeto usa Brahman na produção de carne premium
Foto: Roberto Barcellos

O Brahman é disparado uma das raças mais numerosas do mundo e despertou o interesse da maior autoridade de churrasco do país

Uma das maiores autoridades quando o assunto é carne, o engenheiro agrônomo Roberto Barcellos, divulgou em suas redes sociais alguns machos castrados da raça Brahman e fez um grande sucesso, gerando milhares de curtidas e dezenas de comentários. Dentre os comentários destaco alguns como “Pecuária brasileira ainda está descobrindo o Brahman” e “Só crio, recrio e engordo animais cruzado com Brahman. Desempenha demais no cocho, animais fantásticos.” Para entender o sucesso da raça, vamos destacar alguns pontos.

O aquecimento do mercado de carnes tem refletido positivamente nas vendas de sêmen das raças de corte do Brasil. É o caso do Brahman que, em 2020, registrou crescimento de quase 40% na comercialização de sêmen em comparação a 2019.

Hoje, o Brahman é a raça zebuína de maior presença no mercado mundial, sendo criada em mais de 80 países, tanto por conta das características ligadas à qualidade da carne quanto por sua adaptabilidade. “Outro ponto a se destacar é a versatilidade da raça, pois apresenta elevado desempenho na raça pura e também no cruzamento. Quando utilizado em fêmeas meio-sangue, atinge o máximo em produtividade, produzindo animais de ciclo curto, com alto peso de carcaça”, diz Cassiano Pelle, gerente de Produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

Projeto usa Brahman na produção de carne premium 1Foto: Roberto Barcellos
Foto: Roberto Barcellos

A raça está espalhada por todo Brasil, inclusive no Sul onde a predominância de raças Taurinas é nítida, com grandes rebanhos de Angus e Braford. Em um abate recente da Fazenda Diamante, localizada em Rio Branco/AC, o uso de touros puros da raça Brahman em cruzamento com a vacada Nelore permitiu o encurtamento do ciclo de produção em seis meses.

Os animais tinham 32 meses de idade e peso médio de 465 kg e foram abatidos na unidade da JBS Friboi, de Rio Branco. O rendimento de carcaça foi de 51,5% e peso das carcaças foi de 240 kg, sem jejum. “São animais criados e terminados a pasto, somente com a oferta de suplementação de sal mineral aditivado, que podem atender o mercado de carne acima da commodity, como o da carne maturada, por exemplo. O nicho de carnes gourmet tem até preferido fêmeas nos abates” – assegura o pecuarista Pedro Teixeira, que há 15 anos investe na genética Brahman.

Carcaças da raça Brahman classificadas como Farol Verde
Carcaças da raça Brahman classificadas como Farol Verde

“Uma raça fantástica, animais produtivos e de temperamento sensacional. Tudo o que precisamos no zebu pra produzir carne de qualidade. Esse Brahman é da carne doce! Se nosso meio sangue passasse pelo brahman, teríamos uma carne mais fantástica ainda com tal grau de sangue!” – comentou um internauta.

Foto: Roberto Barcellos

Para Roberto Barcellos estar de olho nestes animais é prova do sucesso da raça, o especialista promove cursos sobre qualidade de carne e churrasco além de ser sócio do projeto BBQ Secrets, um empório de carnes especiais para churrasco no interior de São Paulo. Produzir animais de qualidade é um dos seus maiores talentos, seus critérios de seleção são altamente rígidos, também é possível constatar que o profissional utiliza várias raças em seu trabalho, dentre elas: Angus, Brangus, Braford, Canchim, Limousin, Simental, Hereford e seus cruzamentos com Nelore.

roberto barcellos - carne premium
Foto: Divulgação

Sobre Roberto Barcellos

Engenheiro agrônomo com mais de 25 anos de experiência e dedicação no mundo da carne de qualidade, Roberto Barcellos é hoje referência nacional quando o assunto é o desenvolvimento de marcas de qualidade e consultorias, desde a cadeia produtiva da pecuária até o varejo de carne.

Seus anos de pesquisa teórica e prática o credenciaram a ser reconhecido como o principal profissional da área para consultorias, palestras, eventos e cursos. É sócio proprietário da marca de carnes BBQ Secrets em parceria com a Frigol, que no ano de 2018 foi eleita a melhor Marca de Carne no prêmio Melhores Empresas de Pecuária da Revista Dinheiro Rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.