No Rio Grande do Sul Zebu tem espaço garantido

No Rio Grande do Sul Zebu tem espaço garantido

brahmansul-brahman-vermelho
Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao site Compre Rural, o fazendeiro destaque Hildo José Traesel, criador de gado da raça Brahman, contou sobre suas experiências com Zebu no Sul.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é atualmente o 6º maior produtor de gado bovino do Brasil, superado pelos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE (2011).

As raças mais exploradas são os europeus Angus e Braford, presentes nos maiores rebanhos. Em entrevista ao site Compre Rural, o fazendeiro destaque Hildo José Traesel, criador de gado da raça Brahman, contou sobre sua experiência na criação de Zebu no sul do país.

Compre Rural: Boa tarde sr. Hildo, o senhor poderia nos falar sobre a experiência do senhor em criação de Zebu no sul do nosso país?

Hildo: Nós estamos na região noroeste do Rio Grande do Sul divisa com a Argentina, onde existe bastante Zebu. Na região norte divisa com Santa Catarina, onde as áreas são bastante irregulares e o clima é bastante quente, também há muitos criadores das raças zebuínas.

Hildo José Traesel
Sr. Hildo José Traesel / Foto: Arquivo Pessoal

A minha região aqui realmente é bastante fria no inverno e no verão é extremamente quente, onde o gado europeu não sobrevive, não tem condições, é praticamente igual levar para Amazônia. Parece gozação, mas é verdade. Algumas pessoas aqui na nossa região tentaram fazer cruzamento usando raças taurinas como o Angus, mas atualmente pararam de fazer isso porque não obtiveram resultados positivos, porque o gado Angus, não se adapta a nossa região por ser extremamente quente nessa região do estado.

O Braford já existe em uma quantia maior, no entanto, se olhar aqui na divisa da Argentina nós temos muitos solos irregulares, então nesse lugar não adianta colocar Angus, e a maioria das propriedades trabalham com as raças com origem Zebu.

Eu mesmo, sou um criador de Zebu de raça pura há mais de 10 anos, fiz altos investimentos e tenho feito bastante venda de reprodutores aqui em todo estado do Rio Grande do Sul. Eu mando touros às vezes para o Paraná e até já mandei para Rondônia. Antigamente tinha bastante Brahman nesta região que eram oriundos da Argentina.

Aqui nesta região onde vivo, tem muitos criadores de Zebu, se tu viajar para essa região, vai conhecer muitos criadores. Claro, que você não vai ver Nelore, pois esta raça sofre bastante no inverno, por causa do frio, já ao contrário do Brahman que não tem problema nenhum. Mas no centro, na região de São Francisco de Assis, tem bastante Tabapuã e na região de Erechim tem um bocado de Nelore.

O Brahman é disparado a maior raça aqui no Rio Grande Sul, acredito que haja mais de 60 criadores registrados na ABCZ, mesmo que sejam de criadores pequenos que fazem o registro desses animais.

Compre Rural: Fale um pouco mais da ACGZ (Associação de Criadores Gaúcho de Zebu) ela é uma associação que responde a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) ou é uma associação independente?

logo-acgz-gaucho
Foto: ACGZ

Hildo: A ACGZ é uma associação independente do Rio Grande do Sul, é constituída da união de várias raças e tem relação com a ABCZ, são duas associações independentes que tem cunhos diferentes sendo que a ACGZ defende os interesses dos criadores aqui do Sul. É um modelo particular do Rio Grande do Sul, onde consideraram melhor unir todas as raças zebuínas, até mesmo pela criação do espaço em Porto Alegre e ter um pouco mais de atrativo com relação ao Zebu. A união ajuda na hora de defender os pecuaristas junto aos frigoríficos e outras empresas do setor.

Compre Rural: Os animais PO (pura origem) também são registrados junto à ABCZ nacional?

Hildo: Sim, o registro é feito pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), eles tem um escritório dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. Inclusive recentemente o técnico da ABCZ esteve aqui em nossa fazenda e registrou cerca de 30 a 40 animais com registro definitivo (quando os animais ganham um certificado de pura origem) e uma centena de registro de nascimentos, esse serviço só pode ser feito pela ABCZ.

A associação é para os criadores de Zebu do Rio Grande do Sul criar um laço de união

Confira algumas fotos de criadores gaúchos

brahman-vermelho-rio-grande-do-sul
Foto: ACGZ
brahman-do-rio-grande-do-sul
Foto: ACGZ
Fazenda de Gado Zebu
Foto: Arquivo Pessoal
Fazenda de Gado Zebu
Foto: Arquivo Pessoal
Fazenda de Gado Zebu
Foto: Arquivo Pessoal

Redação Compre Rural.