Brasil, Bolívia e Paraguai se unem para combater ferrugem asiática

Brasil, Bolívia e Paraguai se unem para combater ferrugem asiática

Ferrugem Asiática
Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/agropecuaria/universidade-confirma-primeira-ocorrencia-de-ferrugem-asiatica-na-soja/120200/

O Brasil, por meio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Bolívia e o Paraguai se unem para combater a ferrugem asiática.

Nesta quinta-feira (4), os países se reúnem pela primeira vez e oficialmente em Cuiabá para iniciar os trabalhos do Grupo de Trabalho Antirresistência Latino-americano (GTA-Latam). Após a reunião de trabalho, haverá coletiva de imprensa.

O grupo discutirá as ações que Mato Grosso tem feito nos últimos anos para conter a ferrugem asiática. O Estado é referência para o Brasil – assim como para os países vizinhos – quando o tema é o controle fitossanitário por meio de manejos culturais.

“Um dos nossos objetivos é mostrar as ferramentas que utilizamos aqui e que vão além do controle químico. No controle cultural, estão o vazio sanitário, o controle de soja guaxa, a estipulação de data de semeadura e a utilização de cultivares de soja resistentes. Adotamos estratégias de manejo de resistência de maneira conjunta, prevendo metas a curto, médio e longo prazo para mitigar o desenvolvimento da resistência do fungo da ferrugem”, explica a coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola, Roseli Giachini.

Participantes – O Grupo de Trabalho Antirresistência Latino-americano (GTA-Latam) será composto pelas seguintes organizações e representantes:

Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) – Luis Carlos Ribeiro

Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecurária e Abastecimento (SRI-Mapa) – auditor fiscal Gutemberg Barone de Araújo Nojosa

Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas (Frac) – presidente Rogério Bortolan

Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) – coordenador de Defesa Sanitária Thiago Augusto Tunes

Aprosoja Paraná – José Eduardo da Fonseca Sismeiro

Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) – gerente de inovação e sustentabilidade Fábio Kagi

Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (Irac) – presidente Fábio Maximiano Andrade Silva

Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril – Austeclínio Farias Neto

Embrapa Soja – pesquisadora Cláudia Godoy

Syngenta – gerente de marketing Marcelo Habe

Pelo Paraguai, participarão o diretor geral, Cesar Rivas, e o engenheiro agrônomo, Wilfrido Morel, do Senave (Servicio Nacional de Calidad y Sanidad Vegetal y de Semillas), autarquia federal, e Milton Marcio Wander, representante dos produtores rurais do país.

Da Bolívia, estarão o atual presidente, Marcelo Pantoja Soncini, e o ex-presidente, Reinaldo Diaz Salek, da Anapo (Asociacion de Productores de Oleaginosas y Trigo), associação dos produtores de oleaginosas e trigo criada em 1974.

Fonte: Aprosoja MT