Brasil perde um de seus maiores garanhões da raça Quarto de Milha

“Hoje um dos mais incríveis cavalos que tive a felicidade de ter cumpriu seu ciclo aqui e partiu para os pastos celestiais”; criador lamenta partida de Hobby Top Cody

O criador Paulo Farha lamentou nesta quarta-feira (20) a morte do garanhão da raça Quarto de Milha, Hobby Top Cody, animal iria alcançar agora em maio 36 anos, extremamente longevo para um equino. Filho de Topsail Cody em Slip a Hobby (por Hobby Horse), Hobby Top Cody, castanho, de 1988, é um dos ícones do cavalo Quarto de Milha no Brasil, sobretudo da Fazenda Caruana, de Bauru/SP. De acordo com as estatísticas, o garanhão foi bicampeão Nacional de Rédeas pela ABQM (1993 e 1994), reservado campeão Nacional de Rédeas pela ABQM (1992) e da segunda seletiva brasileira do time de Rédeas FEI (2002).

“E na tarde de ontem, nosso querido Hobby Top Cody saiu para seu último passeio. No seu andar vagaroso e tranquilo repousou ao lado da fresca jabuticabeira, como tantas vezes fez ao longo de seus quase 36 anos de idade. Como o grande líder que sempre foi, deu a última vistoria, a última ronda, apreciando a privilegiada vista e recordando os incontáveis momentos de glória. Como se estivesse despedindo, foi em direção a sua baia ao entardecer, para os últimos 20 metros da sua jornada, a esbarrada final da prova da vida. E por ali, na plenitude do conforto de sua baia, resolveu partir.” – disse o criador nas redes sociais.

Paulo ainda destacou que o garanhão faleceu no mesmo dia e mês do grande El Shady Zorrero. “Quis o destino que fosse no dia 20/03/2024, exatamente três anos da despedida de seu melhor amigo, El Shady Zorrero, que nos deixou em 20/03/2021. São os inexplicáveis e instigantes acasos e destinos da vida. Uma hora dessa vocês já estão juntos, cavalgando e cuidando dos pastos da Caruana. Te amamos Hobby, você é inexplicável, a saudade será enorme!” – disse o criador, emocionado.

Na publicação, vários amantes do cavalo Quarto de Milha se despediram do garanhão. “Que tristeza! Só gratidão por fazer parte da vida do “Hobby”. Descanso merecido para este grande cavalo!” – disse Loly Assessoria. O Núcleo Bauruense do Cavalo Quarto de Milha também expressou sua gratidão – “Um animal com uma trajetória incrível! Gratidão pela sua contribuição a história do Quarto de Milha! Nossos sentimentos a toda família da Fazenda Caruana”.

“Hobby estará eternizado em seus filhos e filhas. Grande cavalo como atleta e grande chefe de raça” – disse Leandro Abib. “Uma perda enorme para a raça Quarto de Milha , o HOBBY deixa seu legado como um dos melhores e maiores raçadores da história” – lamentou Beto Düwel.

Confira o depoimento completo do criador sobre o garanhão:

Hoje um dos mais incríveis cavalos que tive a felicidade de ter cumpriu seu ciclo aqui e partiu para os pastos celestiais.

Hobby foi uma paixão na minha vida, guerreiro, Campeão e produtor de grandes Campeões.

Me lembro como se fosse hoje os três dias que levei com meu amigo Loly escolhendo ele no meio de 36 potros no Bob Loomis, e ele foi o escolhido. E a escolha foi perfeita e abençoada, tinha 08 meses e foram quase 36 anos de uma amizade maravilhosa.

Você foi um potro alegre, um jovem cheio de energia, um garanhão adulto com muita liderança, envelheceu com saúde e paz, e toda vida muito amado por todos na Caruana, sua casa.

Claro que a tristeza bate forte no peito, mas ao mesmo tempo uma sensação de paz, pois você viveu bem , sempre saudável e agora vai sem sofrer. Vai como chegou, uma benção de Deus.

Descansa meu amigo valente, tenho certeza que está ainda melhor agora.
Vai brilhar mais intensamente ainda ao lado dos nossos que já estão lá.

Amor eterno e obrigado por tanta felicidade que me deu.

Paulo Farha

Destaques de Hobby Top Cody em vida

Como reprodutor, tem 544 filhos com registro na ABQM hoje, que somam mais de 5770 pontos de RMT.  Hobby Top Cody foi o reprodutor QM mais pontuado em 2009 e hoje é o oitavo dessa lista. O maior sucesso da sua prole é ST Tapioca, com 1443 pontos de RMT conforme dados da ABQM. Ele também tem filhos campeões em Seis Balizas, Rédeas, Laço, Team Penning, Apartação e Working Cow Horse.

Seu pai, Topsail Cody, é NRHA Hall Of Fame e NRHA Million Dollar Sire. Sr Fauzet e Paulo Farha no final da década de 90, importaram Hobby Top Cody dos Estados Unidos com a finalidade de dar início a uma nova fase em sua criação.

FAZENDA CARUANA - criatoria da raca quarto de milha
Foto: Gabriel Oliveira

Fazenda Caruana

A Fazenda Caruana é uma marca de expressão no Quarto de Milha, há mais de 50 anos buscando as melhores genéticas, Caruana é casa do reprodutor mais pontuado de todos os tempos da ABQM, El Shady Zorrero. Fauzet Farha construiu sua história na cidade de Bauru. A paixão pelo campo herdou do pai, de quem quando criança ganhou seu primeiro cavalo, um petiço chamado Pingo. 

Em 1969, a ABQM foi fundada em Bauru, pelos amigos de Fauzet Farha, incluindo Heraldo Pessoa, e ele acompanhou tudo de perto. Em 1972, adquiriu seus primeiros exemplares da raça Quarto de Milha: Malandro e T’ Bonne.

Em 1977, o criador deu um outro passo no aprimoramento do plantel e voltou aos Estados Unidos buscando genéticas que viessem a agregar ao criatório da Fazenda Caruana. Importou um lote de 54 animais, entre eles, Trouble Two Times, que veio a ser um dos expoentes da sua criação e da raça.

Na época, ele queria o Quarto de Milha, mas não havia um direcionamento se era Tambor, Baliza, Apartação. Acabou ficando íntimo dos americanos, viajava muito para os Estados Unidos e sempre trazia novidades. Tornou-se um ponto de referência de compra e venda. “Cheguei a ter uns 150 a 200 animais com éguas comuns para fazer meio sangue. Vendia por telefone. Pessoas que eu nem conhecia pessoalmente me ligavam. Ele descrevia o animal e as pessoas compravam.

A Fazenda Caruana estava em outro patamar naqueles tempos. Toda a família já estava envolvida com os cavalos, com o Quarto de Milha. Fauzet, a esposa Virgínia, as filhas Ana Laura, Ana Paula, Ana Cláudia, e o filho Paulo. Além dos funcionários, que vibravam com cada potro que nascia.

Trouble Two Times foi um grande divisor da Fazenda Caruana, era o cavalo do Paulo Farha. Foram muitas aventuras, conquistando muitos títulos. O conjunto era a sensação fazendo Três Tambores, Seis Balizas, Laço Individual. Logo, tornou-se um grande reprodutor do Quarto de Milha. “Eu vinha para a fazenda e passava dia com os peões, olhando o gado. Eu gostava e já montava a cavalo. Vi o Trouble potrinho e fui me envolvendo cada vez mais. Ele me deu um grande impulso nos esportes equestres. Era um animal dócil, inteligente e habilidoso”, recordou Paulo.

Os anos foram passando, com Fauzet acompanhando o processo de evolução da raça e sempre trazendo coisas novas dos Estados Unidos. Até que Paulo se inteirou da criação e os dois traçarem um novo rumo para a fazenda. Na década de 90, ele assumiu a administração da propriedade e idealizou novos projetos para a Caruana.

Em 1996, mais um grande raçador do Quarto de Milha veio se integrar à Caruana, Shady Leo. O tordilho foi domado e treinado no Haras 4 Irmãos, fez sua carreira reprodutiva com Márcio Tolentino, no Haras ST, e foi excepcional. Na Caruana, chegou aos 16 anos, auge de sua vida reprodutiva. Paulo usou-o para cobrir éguas Trouble Two Times e foi uma das melhores genéticas da fazenda.

Paulo estudou a importação de animais para diferentes modalidades de trabalho e adquiriu garanhões com os melhores pedigrees do país. Hobby Top Cody, Don’t Question It, Mister Slydun Pine e Missin James passaram a integrar o plantel Caruana. Juntamente a eles, novos nomes do Quarto de Milha brasileiro começaram a ganhar destaque, especialmente El Shady Zorrero, filho do líder de estatísticas Shady Leo.

garanhao da raca quarto de milha el shady zorrero
Foto: Divulgação

A Fazenda Caruana conta hoje com plantel de 750 animais, já chegou a ter quase 1000 exemplares da raça. Nesse número engloba receptoras, potros, éguas, animais de competições e os garanhões.

“O trabalho é muito dinâmico em todas as fases. A parte da reprodução, que são sempre de três a quatro veterinários trabalhando; os potros e os animais de competição, em cada setor tem uma equipe de trabalho; além da agricultura, a produção de feno, somos autossuficientes. Esse ano começaremos a vender. Nesse setor estamos nos aperfeiçoando. Assim nosso time é formado por 18 funcionários, a Caruana tem hoje 220 alqueires”.

Fauzet e Paulo Farha falam da importância do cavalo em suas vidas, duas gerações da família, mas a opinião sobre os cavalos é compartilhada integralmente. “O cavalo é fundamental, forma a personalidade, as crianças gostam de treinar, de competir, aprendem a ganhar, perder, se superar. Para ir a uma competição, precisam treinar e depois dar banho, etc . Cria um senso de responsabilidade”.

“São obrigações com os cavalos que transportam para a vida. A atividade vai formando o caráter dos jovens, envolve-os com algo sadio. Ainda mais que a juventude está nessa era tecnológica, celular, computador, ipad. Que é bacana, mas o cavalo tira um pouco disso, levado a essência do ser humano de convivência”, complementou Paulo.

E Fauzet Farha finaliza: “o cavalo me deu muita alegria, uma meta de vida. Mexo com cavalo pela satisfação de ter de mexer com o animal, não sei se é a mesma coisa. Tem gente que gosta de colecionar quadros, ir no museu. Outro gosta disso, outro gosta daquilo. Eu gosto do cavalo! Não trabalho só comercialmente, trabalho com prazer, tanto é que eu tenho aqui nas baias uma meia dúzia que não serve mais, mas serviu a nós. Então, continuam comendo, bebendo e sendo tratado. Não estão à venda, fazem parte da história. Acredito que depois do cachorro, o melhor amigo do homem é o cavalo. Ele nos ensina muito.”

Com informações do Portal Cavalus, ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM