Briga entre “irmãos empresários” por gado vai parar na Justiça de MT

Uma briga de “peso” entre dois irmãos empresários da capital será resolvida na Quarta Vara Cível de Cuiabá.

O embate jurídico tem como protagonistas Jair Ruvieri de Souza e Carlos Roberto Ruvieri de Souza, que são filhos do fundador da rede de supermercados Big Lar e disputam na Justiça 554 cabeças de gado, equivalentes a pouco mais de 251 toneladas e cerca de R$ 1 milhão.

A ação foi proposta por Carlos Roberto Ruvieri de Souza, que cobra de seu irmão, Jair Ruvieri de Souza, a devolução de 554 bois vivos, no peso equivalente a 251.182 quilos. A retirada foi feita em 2017 e o acordo entre os dois era de que o gado fosse devolvido após dois anos, o que não aconteceu.

A defesa de Roberto Ruvieri de Souza apontava uma suposta prescrição da ação, já que a retirada do gado se deu em 7 de fevereiro de 2017 e a ação foi proposta apenas em setembro de 2022. O pedido foi negado pela juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, que argumentou que a ação de cobrança prescreve em cinco anos, mas como se trata de negociação verbal, não há que se aplicar prazo trienal, reservado para reparação de danos.

Foto Divulgação.

Carlos Roberto Ruvieri de Souza pediu uma perícia grafotécnica para demonstrar que as anotações, na forma de listagem, do peso dois bois, foi feita de próprio punho pelo irmão. O pedido foi acatado pela magistrada, que agendou ainda uma audiência de conciliação entre os dois para novembro deste ano.

“A fim de instrumentalizar as atividades do processo, evitando morosidade com provas que podem não ter utilidade, conclui-se que a prova oral é suficiente para elucidar se houve o negócio entre as partes, a quantidade de bois retirados e a serem devolvidos e seu peso.

Portanto, defiro a realização de provas orais, especialmente o depoimento pessoal do autor e do requerido. Designo audiência de instrução e julgamento para o dia 21/11/2023, às 14:00 horas”, diz a decisão.

Fonte: www.folhamax.com

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM