Café pode ser sustentável e manter rentabilidade

Café pode ser sustentável e manter rentabilidade

PARTILHAR
café-pode-ser-sustentavel
Para autora de estudo, resultado contribui para desmistificar a crença de que a aplicação de práticas sociais e ambientais compromete a viabilidade econômico-financeira das atividades agropecuárias – Foto: Gerhard Waller/Esalq

Conclusão é de pesquisa realizada na USP que avaliou o impacto econômico das práticas de sustentabilidade no Cerrado mineiro

A certificação e a adoção de práticas de sustentabilidade podem ser uma alternativa viável para os produtores de café do Cerrado de Minas Gerais.

Este é o resultado de um estudo desenvolvido no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

“Debates relacionados à sustentabilidade agropecuária têm sido cada vez mais frequentes e tem se tornado um ponto crítico para os produtores rurais. Estes, por sua vez, argumentam que investir em sustentabilidade é um custo a mais e que não gera benefícios”, aponta a engenheira agrônoma Dienice Bini, autora do estudo que testou empiricamente o efeito de práticas de sustentabilidade sobre o desempenho econômico desses produtores.

“A proposta é auxiliar produtores e formuladores de políticas quanto a estratégias e políticas voltadas à sustentabilidade.”

A pesquisa teve orientação da professora Sílvia Helena Galvão de Miranda, do Departamento Economia, Administração e Sociologia da Esalq, e foi conduzida em parceria com o Imaflora, Sebrae Minas e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Por meio dessas parcerias foi possível obter dados primários de informações socioambientais e econômicas das propriedades e dos produtores rurais”, explica Dienice.

A partir do banco de dados disponibilizado pelo Sebrae Minas foi possível comparar o desempenho de produtores certificados com o daqueles não certificados, tanto antes quanto depois da certificação.

“O banco de dados do Sebrae Minas é composto de produtores rurais que participam do Educampo, um programa de gestão rural de fazendas, e produzem café na região do Cerrado de Minas Gerais. Parte desses produtores é certificada pela Rainforest Alliance – Rede de Agricultura Sustentável.”

Entre as práticas sustentáveis observadas estão o sistema de gestão social e ambiental, a conservação de ecossistemas, a proteção da vida silvestre, a conservação dos recursos hídricos, o tratamento justo e boas condições de trabalho, a saúde e segurança ocupacional, as relações com a comunidade, o manejo integrado dos cultivos, o manejo e conservação do solo e o manejo integrado dos resíduos.

cafezal
Certificação Rainforest Alliance – Rede de Agricultura Sustentável tem efeito positivo sobre a produtividade e sobre a renda bruta dos produtores de café na região do Cerrado de MG – Foto: Gerhard Waller/Esalq

“Os resultados mostraram que a certificação Rainforest Alliance – Rede de Agricultura Sustentável tem efeito positivo sobre a produtividade e sobre a renda bruta dos produtores de café na região do Cerrado de MG, embora esse efeito não tenha sido estatisticamente significativo.”

A conclusão geral é que a adoção da sustentabilidade socioambiental pode gerar benefícios econômicos para seus adotantes, embora ainda de forma limitada. “Porém, tão importante quanto a existência de vantagens é a inexistência de desvantagens. É possível afirmar que práticas socioambientais não comprometeram o desempenho econômico das propriedades rurais das amostras estudadas. Esse resultado contribui para desmistificar a crença de que a aplicação de práticas sociais e ambientais compromete a viabilidade econômico-financeira das atividades agropecuárias”, finaliza Dienice.

O projeto teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Porticos.

Escrito por Caio Albuquerque / Divisão de Comunicação da Esalq

Fonte: Jornal da USP

-- conteúdo relacionado --
Quais os desafios da sustentabilidade e genética? O Brasil é detentor do maior rebanho comercial do mundo, com aproximadamente 220 milhões de cabeças. Entretanto ainda se vê como aquele "irmão mais no...
Produtividade é maior responsável pelo aumento da ... Os efeitos positivos da mecanização na produtividade do café são um fato real, refletido na rentabilidade. Por outro lado, há uma tendência de crescim...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
21 anos, Jales/SP. Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa. Contato: jornalismo@comprerural.com