Camarões, potência africana, busca destaque na Copa e no Agro

PARTILHAR
Credito: Divulgação

Camarões anunciou a abertura de seu mercado para a genética produzida pela avicultura brasileira, conforme informação repassada pelo ABPA.

Com reconhecimento internacional, a Seleção Camaronesa é uma das melhores da África. Muitos de seus jogadores estão espalhados pelo mundo e encantam os espectadores com sua habilidade e alegria em jogar. O maior título do futebol camaronês é a medalha de ouro obtida nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000.

Na Copa do Mundo FIFA, seu melhor resultado foi o 7º lugar em 1990, quando surpreendeu e encantou a todos com seu futebol, sobretudo o seu maior craque, Roger Milla, que, aos 38 anos de idade, ainda roubava a cena. Já em relação ao Campeonato Africano das Nações, eles têm cinco títulos, sendo o último em 2017. No Futebol Feminino, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Africanos de 2011.

Camarões ainda destacou-se em campeonatos, tais como os Jogos Centro-Africanos, a Copa das Nações Afro-Asiáticas, a Copa CEMAC e o Campeonato Africano de Futebol Sub-17. Neste ano, estão no Grupo G da primeira fase, no qual enfrentam Brasil, Sérvia e Suíça.

Avicultura

Camarões anunciou a abertura de seu mercado para a genética produzida pela avicultura brasileira, conforme informação repassada pelo Ministério da Agricultura à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

frangos-corte-bebedouro-Auster-Nutricao-adequada-minimiza-efeitos-de-estresse-termico-em-aves-de-corte-recuperando-a-produtividade-
Foto: Giuliano Miranda

A notícia foi comemorada pelo setor produtor de genética avícola do Brasil, que agora passa a fornecer pintinhos de um dia e ovos férteis para a avicultura camaronesa – que sofreu indiretamente os impactos da crise sanitária da avicultura europeia – principal fornecedora de genética para o país africano – causada pela influenza aviária.

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin Camarões, o país é um mercado com grande potencial de expansão de crescimento na produção e nos níveis de consumo.

Com uma produção anual de aproximadamente 150 mil toneladas de carne de aves, a avicultura representa mais de 40% do total de carnes produzidas no país. Em termos de consumo, segundo a FAO, o consumo per capita do país cresceu de 2,2 kg em 2006 para 5,6 kg em 2016.

Conforme analisa Santin, “há boa expectativa quanto a esta parceria com a avicultura camaronesa. O país africano tem buscado incrementar sua própria capacidade produtiva de aves e confiou ao Brasil, como nação livre de enfermidades como influenza aviária, para o fornecimento destes insumos de alto valor agregado. Esta nova oportunidade amplia o perfil exportador deste segmento, que tem aumentado sua participação na pauta exportadora setorial”.

O Brasil se consolidou como plataforma exportadora global de genética avícola. Atualmente, fornece insumos para 58 mercados na Ásia, África, Europa e Américas.

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com