Câmera Multiespectral para Agricultura de Precisão

Câmera Multiespectral para Agricultura de Precisão

Empower-UAV-RedEdge-Inspire-Mounting-Kit-1-1
Foto: Divulgação

Os sensores de câmera de imagem multiespectral em drones agrícolas permitem que o agricultor administre as culturas, o solo, a fertilização e a irrigação de forma mais eficaz.

Existem grandes benefícios tanto para o agricultor quanto para o ambiente mais amplo, minimizando o uso de sprays, fertilizantes, desperdício de água e, ao mesmo tempo, aumentando o rendimento das culturas.

A tecnologia de imagem de sensoriamento remoto de câmera multiespectral usa ondas de ondas verdes, amarela, vermelhas e próximas a infravermelho para capturar imagens visíveis e invisíveis de culturas e vegetação.

exemplo-de-captura-de-dados
Fonte: Drone Mania

As imagens multiespectrais integram-se com aplicações de software especializadas que produzem a informação em dados significativos.

Estes dados de telemetria terrestre, solo e culturas permitem ao agricultor monitorar, planejar e gerenciar a fazenda com mais eficiência economizando tempo e dinheiro, além de reduzir o uso de pesticidas.

dados-camera-multiespectral-1
Fonte: Drone Mania

Índices de Vegetação e os Sensores Multiespectrais

Na agricultura [Bernardi et al, 2014], as propriedades da refletância em cada faixa do espectro eletromagnético podem ser melhor avaliadas através de combinações matemáticas de diferentes bandas espectrais. Essas transformações são medidas da atividade da vegetação utilizam em especial às faixas do visível e infravermelho próximo (NIR) e são denominados de Índices de Vegetação (IVs).

As cores que enxergamos são basicamente definidas pelo comprimento de onda de luz. As plantas absorvem e refletem a luz diferentemente de acordo com o comprimento de onda. Elas tipicamente absorvem a luz azul e vermelha, enquanto refletem uma grande quantidade da luz NIR, que não é visível ao olho humano, mas que pode ser captada por sensores devidamente construídos para registrar a reflectância nessa faixa espectral.

Comparação-NDVI-gerado-pelas-informações-de-Câmera-Convertida-x-Câmera-Multiespectral
Comparação NDVI gerado pelas informações de Câmera Convertida x Câmera Multiespectral Fonte[micasense.com]
Na figura acima podemos ver no exemplo do levantamento de uma lavoura de milho a ocorrência da saturação do NDVI com a utilização das informações de uma câmera convertida. Na Imagem da esquerda verifica-se certa consistência no vigor da plantação, porém na Imagem da direita podemos observar claramente a diferença da saúde devido à utilização dos dados da Câmera Multiespectral.

Câmera Multiespectral RedEdge

camera-drone-multispectral
Foto: Drone Mania

Essa é a câmera em questão, e você tera que desembolsar pelo menos R$ 35.000 reais para usá-la em seu drone, está à venda pelo site da Drone Mania.

Referências

Drone Mania | DronEng – Drones e Engenharia

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.