Campeã: Vaca ‘Extraordinária’ produz mais de 15 mil litros de leite

Campeã: Vaca ‘Extraordinária’ produz mais de 15 mil litros de leite

PARTILHAR
Vaca 'Extraordinária', de Goiás, é campeã nacional de produção de leite
Vaca 'Extraordinária', de Goiás, é campeã nacional de produção de leite — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

No período de um ano, vaca Extraordinária produziu cerca de 15 mil litros de leite. Xodó da fazenda, ela tem talento para produção passado pela mãe, que também foi campeã na mesma categoria.

Uma vaca de Jataí, região sudoeste de Goiás, foi a campeã nacional de produção de leite. Batizado de “Extraordinária”, o animal, da raça Girolando, produziu, em um ano, mais de 15 mil litros de leite. Com 3 anos e meio de idade e pesando 600 kg, ela é o xodó dos donos da fazenda onde vive.

A medição ocorreu entre os meses de abril de 2018 e este ano. Por dia, a vaca produz cerca de 43 litros de leite. São feitas três extrações: às 6h, 14 e 22h.

O produtor José Renaldo Franco, dono do animal, exibe com orgulho os troféus, ganhos em Belo Horizonte e Pompéu, também em MG.



“Satisfação muito grande, sendo um pequeno produtor e chegar ao patamar desse é muito gratificante, muito alegria para todo mundo. Tem que preservar”, celebra.

De mãe para filha

Extraordinária nasceu de uma inseminação artificial feita em 2014 e que custou R$ 16 mil. O investimento foi baseado em um estudo avançado.

“Isso aí é a genética que a gente faz um apanhado de origem de mãe, de avó, bisavó para chegar a esse acasalamento”, afirma.

De fato, a linhagem da vaca é digna de uma campeã, um talento passado de geração para geração. A mãe dela, a vaca “Máxima Harmonia” já ganhou o mesmo concurso outras três vezes.

Vaca 'Extraordinária', de Goiás, é campeã nacional de produção de leite
Vaca ‘Extraordinária’, de Goiás, é campeã nacional de produção de leite — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Para conseguir bons resultados, o bovino tem alimentação composta de 14 kg de ração balanceada e mais de 30 kg de silagem de milho.

A esposa de José Renaldo, Amância Pereira Assis Franco também se orgulha do animal. Na propriedade, ela faz diversos produtos como leite retirado de Extraordinária.

O intuito, revela, é investir em novos filhotes para manter os bons resultados.

“Pretendemos investir mais, ter mais vacas da qualidade dela e passar par ao pessoal para a cidade a visão da nossa produção”, explica.

Compre Rural com informações do G1

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com