Carga com sementes de grão-de-bico será lançada em foguete da UFABC Rocket Design em competição internacional

A seleção da carga foi uma parceria com a Rede Space Farming Brazil

Mais uma vez, a Rede Space Farming Brazil foi convidada para enviar amostras de sementes de grão-de-bico em um foguete. A equipe de foguetemodelismo UFABC Rocket Design, que está participando de uma competição internacional em Midland, no Texas (EUA), até dia 14 de junho, fez o convite. O grupo, que projeta, constrói e lança foguetes, é vinculado à Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os foguetes participantes da Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (International Rocket Engineering Competition – IREC) devem transportar nesta edição de 2025 uma carga útil mínima de aproximadamente um quilo. Os estudantes brasileiros da UFABC Rocket Design vão enviar as sementes de grão-de-bico em cooperação com a Rede Space Farming Brazil.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Alessandra Fávero, coordenadora da Rede, a articulação da parceria ocorreu durante a feira Space BR Show, em 2024, entre a Embrapa, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que representavam a Rede na oportunidade.

“A Space Farming Brazil tem também a missão de aproximar os alunos de ensino fundamental, médio e superior dos pesquisadores em agricultura espacial no Brasil e no exterior. Assim, incentivamos as novas gerações a acreditarem no potencial da pesquisa brasileira em benefício da sociedade”, destaca Alessandra.

Segundo João Henrique Cardozo, coordenador de Sistemas Embarcados da equipe, o foguete desenvolvido tem cerca de três metros de altura, motor de combustível sólido e foi programado para subir até três quilômetros de altitude com a carga.

Os lançamentos iniciam a partir desta quarta-feira (11) e vão até sábado (14), ao meio-dia. Cardozo explica que os lançamentos funcionam por ordem de chegada.

“Chegamos ao local, montamos tudo e passamos por juízes que vão aprovar ou não o lançamento. Se for aprovado, entramos na fila para lançar”, conta o estudante.

Segundo voo

As sementes de grão-de-bico embarcadas no foguete são da cultivar BRS Aleppo, desenvolvida no âmbito do programa de melhoramento genético da Embrapa. Esse é o segundo lançamento em foguete da cultivar brasileira. Há menos de dois meses, em 14 de abril, amostras do grão-de-bico BRS Aleppo participaram de um experimento a bordo do voo suborbital NS-31, da empresa Blue Origin, que durou 10 minutos e 21 segundos e ultrapassou a Linha de Kármán, situada a 100 quilômetros de altitude, no limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.

O grão-de-bico é uma leguminosa reconhecida pelo alto teor de proteínas, e a cultivar BRS Aleppo destaca-se por sua dupla aptidão de consumo, que pode ser tanto como o grão seco quanto em conserva. A escolha desse material para as pesquisas com agricultura espacial se deve às vantagens nutricionais, mas também à alta adaptabilidade do cultivo diante de condições adversas.

Os pesquisadores acreditam que a exposição das sementes de grão-de-bico às condições espaciais pode contribuir para ampliar a variabilidade genética da espécie e, com isso, facilitar o desenvolvimento de plantas mais produtivas, precoces e resistentes, características interessantes para a agricultura praticada no espaço e também no planeta Terra.

Sobre a competição

A Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (IREC) é organizada pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) e reúne equipes de estudantes de foguetes do mundo todo. Com uma carga útil mínima de 997 gramas e altitudes-alvo de 3.000, 9.000 ou 13.770 metros acima do nível do solo, os foguetes participantes geralmente têm de 2,4 a 6 metros de comprimento e de 10 a 20 cm de diâmetro. Foguetes multiestágio e todos os tipos de propulsão química (sólida, líquida e híbrida) são permitidos.

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM