Carne Angus é destaque nas exportações e mercado interno

Carne Angus é destaque nas exportações e mercado interno

PARTILHAR
carne Angus certificada
Foto: Divulgação

Exportação de Carne Angus Certificada avança com foco na China; Marfrig apresenta novos hambúrgueres Picanha, Angus e Costela da marca Bassi

Em meio à pandemia, a China vem prospectando negócios e fechando compras constantes de Carne Angus Certificada do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Angus, nos primeiros quatro meses de 2020, já foram exportadas 193,4 toneladas de carne Angus, 66,5% do volume embarcado em todo o ano de 2019 (290,5 t) e alta de 73,8% em relação ao acumulado até abril.

A China abocanhou mais da metade desse total, adquirindo 102 toneladas. A expectativa, informa a gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, é manter os embarques no segundo semestre. “Se o mercado chinês mantiver as compras nesse patamar, é possível que fechemos o ano perto do recorde da raça”, projeta, lembrando que, em 2017, a Angus atingiu exportação de 406 toneladas.

O movimento é capitaneado por frigoríficos que têm visto nesse mercado ávido por carne de qualidade boas oportunidades de negócios e valorização de cortes. Um dos parceiros que vem aproveitando o câmbio e o apetite chinês é o Frigorífico Estrela, de Estrela d’Oeste (SP).

Segundo o diretor comercial do Estrela, Eduardo da Silva, os chineses são extremamente cautelosos e criteriosos com padrões de qualidade. “O Brasil tem uma carne de alto padrão, com um sabor diferenciado do produto dos Estados Unidos”, comparou. A grande dificuldade, explica o empresário, é manter oferta em qualidade e quantidade durante os 12 meses do ano. Além do Estrela, o Frigorifico Minerva e o Grupo ARG também vêm exportando cortes para a China.

frigo_estrela_cleberdavidsonsite
Foto: Cleber Davidson

O resultado de vendas, segundo a gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, demonstra a força que o Brasil vem conquistando, não apenas como exportador de carne commodity, mas também no nicho gourmet. “A carne Angus brasileira já é referência internacional e foi exportada para mercados exigentes como a Alemanha e Emirados Árabes. Recentemente, abrimos mercado nas Bermudas”, informa. Os embarques ainda vêm ocorrendo para o Líbano, Catar e Singapura.

O bom momento da carne premium brasileira é alvo de comemoração para todo o setor, indica o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Segundo ele, as exportações brasileiras de carne bovina devem superar, em 2020, o recorde de 7,6 bilhões de dólares registrado no ano passado, mesmo diante da crise do coronavírus. “Representam uma boa notícia ao mercado nacional”, frisou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, novos mercados “confirmam a excelência da carne Angus do Brasil, uma produção que desponta por sabor, grau de marmoreio e, acima de tudo, sustentabilidade”. Segundo ele, o selo Angus Sustentabilidade, lançado em 2019, deve ajudar a abrir mercados para os cortes brasileiros, uma vez que atesta processos e a responsabilidade dos criadores dentro das fazendas. “Agora, além de acompanhar o abate no frigorífico, também estamos no campo ao lado do pecuarista orientando e verificando as condições de trabalho, emprego e bem-estar animal. Isso é o que o mercado internacional busca. Isso é o que a Angus do Brasil tem a oferecer.”

marfrig bassi angus
Foto: Divulgação

Marfrig apresenta novos hambúrgueres Picanha, Angus e Costela

A Marfrig lançou os hambúrgueres da marca premium Bassi nos sabores Picanha, Angus e Costela, informou a empresa em nota. Com 200 gramas por unidade, os novos hambúrgueres passaram a ser distribuídos aos supermercados parceiros em todo o Brasil também na terça-feira.

Produzidos da unidade da Marfrig em Várzea Grande (MT), os lançamentos da marca Bassi fazem parte da estratégia de oferecer, cada vez mais, produtos de alto valor agregado. “Poucas marcas no Brasil transmitem tanto o atributo da qualidade e da excelência quanto a Bassi“, disse o diretor de marketing da Marfrig, Leonardo Pereira, em nota.

“Queremos continuar construindo essa categoria, oferecendo produtos de alto valor agregado e pensados exatamente para um consumidor cada vez mais exigente. E como só a melhor carne pode fazer os melhores hambúrgueres, temos certeza que nossos consumidores irão adorar esse lançamento.”

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.