Cerca elétrica não está funcionando, o que pode ser?

Cerca elétrica não está funcionando, o que pode ser?

PARTILHAR
cerca-eletrica-com-fios
Foto: Divulgação

Relatamos os “porquês” de sua cerca elétrica não estar funcionando, e saiba como resolver o problema.

Por Rholyston Cordeiro – Isolar Cercas

Por ter conhecimento e certeza que a cerca eletrificada é a melhor alternativa para manejo, contenção ou proteção de animais, você vai lá, instala, fica super motivado com os benefícios que vai ter, cria a maior expectativa, mas, de repente: o gado escapou? A ovelha pulou a cerca? O javali avançou e comeu todo o milho?

O que aconteceu? É a tecnologia da cerca elétrica que não funcionou? Não, seguramente ela funciona. A cerca elétrica é um sistema confiável e dizer que este sistema de cercamento não funciona porque apresentou algum tipo de problema, seria o mesmo que dizer que deveríamos voltar a andar à cavalo porque tivemos que levar o carro no mecânico.

curso-de-cerqueiro-eletrico

Mas, então, o que realmente pode ter ocorrido? Certamente houve falhas durante o processo de instalação ou de manutenção da cerca, que fez com que o sistema deixasse de produzir os resultados positivos que ele deve e é capaz de trazer. Para lhe ajudar a descobrir a causa e principalmente sugerir soluções para sanar as principais falhas na cerca rural, é que escrevemos este artigo hoje.

De forma bem pratica, podemos dizer que cinco (5) fatores influenciam diretamente no funcionamento da cerca, comece checando os mesmo de forma sequencial para evitar desperdício de tempo.

Fatores que influenciam no funcionamento da cerca

fatores-que-influenciam-cerca-eletrica
Foto: Isolar Cercas

Você deve iniciar com as seguintes checagens

cerca-eletrica-suja
Foto: Divulgação

Verificando a vegetação próxima à cerca

O primeiro passo é dar uma passada no perímetro total da sua cerca, veja se não tem algum problema aparente nela, como galhos caídos, postes inclinados, e principalmente se não tem muita vegetação encostando-se ao fio da cerca roubando assim a energia, criando interrupção no circuito.

Entretanto, se estiver em ordem com a manutenção da área e não ter nada tocando na cerca, passe para o próximo passo. Se tiver muitas plantas encostando, certifique-se de fazer a limpeza, mesmo que na sua propriedade tenha um equipamento forte, com função seca capim, o ideal é sempre manter a área limpa evitando fuga de energia.

isolar-equipamento-cerca-eletrica
Foto: Isolar

Verificando o aparelho eletrificador

Cheque se o equipamento esta emitindo pulso na voltagem descrita no mesmo.

Como fazer? Desligue o equipamento da cerca e do terra (bornes vermelho e preto), coloque o voltímetro na saída dos bornes e
verifique a voltagem (lembrando que para funcionamento da cerca o mínimo deve ser 3.000Volts).

Caso a leitura for satisfatória, o problema não é o equipamento.

Dica: Se você não tiver voltímetro, teste manualmente com uma chave de fenda, se emitir faísca o equipamento está funcionando.

Verificando o aterramento

Depois de se certificar que está tudo certo a limpeza da área e com o equipamento, e sua cerca ainda não esta funcionando, é hora de checar o sistema de aterramento. O aterramento é sistema de retorno da energia para o eletrificador, ele é um dos itens mais importantes da cerca e precisa de atenção especial. Indicamos sempre utilizar 3 hastes acobreadas com distancia entre elas de 1 metro entre elas para um choque eficaz.

Como fazer?

Com o voltímetro digital coloque uma ponta no chão e uma ponta na haste de aterramento a leitura não deve ser superior a 300V.

Caso a leitura for menor que 300 V o sistema de aterramento está em pleno funcionamento.

Se a leitura for maior que 300 V insira novas hastes até que chegue na leitura correta. Se o solo estiver muito seco, pode ser esta a causa do não funcionamento da cerca, neste caso, siga a dica de umedecer o local onde estão as hastes com carvão vegetal.

Verificando as emendas de fios e arames

Outro fator que impacta muito no mal funcionamento das cercas é as emendas de fios eletro plásticos e arames mal conectadas
gerando fuga de energia.

Como fazer?

Coloque o voltímetro antes e depois das emendas, no fio positivo (pulso) e cheque se está passando corrente. Faça isso em todos os pontos que tem emendas.

Caso estiver tudo funcionado, parta para o próximo passo.

Se identificar falhas, veja na imagem abaixo sugestão de como fazer emendas funcionais de forma manual. Para arames é importante usar os conectores nas emendas.

sujestao-de-emenda-de-cerca-eletrica
Foto: Divulgação

Verificando os Isoladores

Eletrificador está 100%, as emendas estão certas, o aterramento em funcionamento, e a cerca continua sem funcionar, confira se não tem isoladores estourados ou com fuga de energia.

isoladores-de-cerca-eletrica
Foto: Divulgação

O problema com isoladores é mais simples de identificar, pois ao se aproximar você ouvirá o estralar do choque escapando pelo isolador. Isso normalmente ocorre se você estiver usando o isolador roldana com prego. O ideal é não usar este produto, pois ele não foi feito para cerca rural, troque por isoladores mais resistentes e especialmente desenvolvidos para cerca elétrica como: W, Vergalhão (se for haste de ferro) e gancho curto.

Assista ao vídeo no canal Isolar TV sobre o porquê não se deve utilizar o isolador roldana 24×24, 30×30 e 36×36 na sua cerca elétrica. 

Com estas cinco checagens você será capaz de encontrar as falhas na sua cerca elétrica, se por ventura ainda não estiver funcionando corretamente, há uma grande possibilidade de você estar com um equipamento dimensionado erroneamente para a necessidade da cerca. Este será assunto para um outro artigo.

O mais importante para evitar problemas é realizar a instalação do sistema de cercamento rural com extrema qualidade de acordo com o projeto. Como dito em outros artigos se você não tem um projeto elaborado por um profissional da área faça o seu próprio planejamento, tenha tudo em mãos antes de começar a instalação e siga as instruções de especialistas para que assim diminua os riscos de falhas e você tenha em sua propriedade os resultados almejados.

Sugerimos alguns vídeos explicativos para agregar conhecimento de causa, listamos os mesmos abaixo. Devido a alta quantidade de dúvidas que tem surgido, a Isolar Cercas está elaborando um curso para Cerqueiros, profissionais da área agro e até
mesmos produtores que tenham interesse de se aperfeiçoar na instalação de cercas elétricas rurais, clique aqui para saber mais.

curso-de-cerqueiro-eletrico

Como fazer a porteira?

Como fazer uma cerca com dois fios?

Eletrificador Solar o melhor custo beneficio do momento

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.