China suspende importações de carne de frigoríficos, e agora?

China suspende importações de carne de frigoríficos, e agora?

PARTILHAR
Foto e Montagem: Thiago Pereira

A gigante asiática, a China voltou a fazer acusações contra frigoríficos brasileiros. Agora foram suspensas duas empresas por traços de COVID-19 nas embalagens!

A China, maior destino da carne brasileira, anunciou nesta sexta-feira, 11, a suspensão temporária das importações de dois frigoríficos brasileiros e um argentino após alegar detectar vestígios do coronavírus nas embalagens de produtos congelados. Essa não é a primeira vez que acontece tal procedimento e acusações. Veja!

A Administração Geral das Alfândegas do país asiático informou que suspenderá as importações das empresas brasileiras Naturafrig Alimentos e Plena Alimentos por uma semana após alegar encontrar vestígios do vírus em recipientes de vitela desossada congelada.

Da mesma forma, suspende as importações da argentina Frigorífico Alberdi por uma semana após ter alegado encontrar vestígios do patógeno em suas embalagens de carne bovina desossada congelada.

Confira abaixo o comunicado da Administração Geral das Alfândegas da China:

“Devido à detecção positiva de novo ácido nucléico de coronavírus em lote de produtos bovinos desossados ​​congelados importados de duas empresas produtoras de carne bovina do Brasil, de acordo com o regulamento do Edital da Administração Geral de Alfândega nº 103 de 2020, a alfândega nacional será suspensa a partir de hoje Aceitar as declarações de importação dos produtores brasileiros de carne bovina NATURAFRIG ALIMENTOS LTDA (número de registro SIF1811) e PLENA ALIMENTOS S / A (número de registro SIF3215) por 1 semana, e retomar automaticamente após a data de vencimento”.

Nos últimos meses, o país asiático disse ter detectado vestígios de coronavírus em várias embalagens de produtos refrigerados, vários deles de países latino-americanos, o que levou Pequim a apertar a regulamentação para importação de produtos congelados.

Os lotes com maior resultado positivo, principalmente nas embalagens, foram camarão, peixe e vitela e porco.

As autoridades chinesas dizem que alimentos congelados importados, principalmente carnes e peixes, estão sendo a principal via de surtos do vírus na China, uma vez que as infecções locais estariam praticamente controladas no país. 

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com