Chuva aumenta no Sul e podem ocorrer temporais

PARTILHAR

De acordo com a Climatempo, tendência é de chuva perder força no final da semana, com queda de temperatura na região; Confira abaixo o alerta!

Como chuvas que atingiram a região Sul durante o feriado prolongado devem persistir e aumentar nesta quarta-feira (09/08). De acordo com um Climatempo, a tendência é de predomínio de céu nublado, baixas temperaturas e, no Rio Grande do Sul, há condições para a ocorrência de temporais.

A previsão é de aumentos das chuvas no Paraná e Santa Catarina. Segundo o boletim da Climatempo, há registrou de temporais nas áreas sul e oeste catarinense, além das fronteiras de Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. Há rosco de temporais nos dois estados.

“Atenção com as rajadas de vento que serão bastante intensas no decorrer do dia. Em geral, pois as rajadas ficam entre 50 e 80km, mas no litoral gaúcho as rajadas podem chegar aos 100km / h”, diz o boletim.

Mais para o final da semana, a previsão é de redução do volume de chuva, com a chegada de uma massa de ar polar mais seca. A tendência é de que queda nas temperaturas, com possibilidade até de geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Planalto catarinense.

Previsão de tempo para o período entre os dias 7 a 22 de setembro de 2021.

A previsão de chuva acumulada entre os dias 7 e 13 de setembro de 2021 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados ocorrerão nas regiões Norte e Sul do Brasil.

Na Região Norte,os maiores acumulados de chuva concentram-se ao noroeste do Amazonas, Roraima e oeste do Pará, podendo alcançar aproximadamente 70 mm em áreas pontuais mais ao noroeste da região, próximo à área da Cabeça do Cachorro no Amazonas, ao leste do Acre e oeste de Rondônia.

Na Região Centro-Oeste não há previsão de chuva para grande parte da região, com exceção para o oeste do Mato Grosso (abaixo de 10 mm) e sul do Mato Grosso do Sul, onde fica próximo aos 30 mm.

Na Região Nordeste e na área do MATOPIBA, os maiores acumulados chuva se concentram ao norte do Maranhão e recôncavo baiano, contudo, inferiores a 5 mm.

Na Região Sudeste Os maiores acumulados de chuva se concentram ao sudeste de Minas Gerais próximo aos 10 mm aumentando gradualmente para o Rio de Janeiro e centro-sul de São Paulo, para aproximadamente 40 mm.

Na Região Sul, previsão de temporais especialmente entre os dias 06 e 07 de setembro com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento no centro e sul do Rio Grande do Sul. Entre os dias 06 e 13 de setembro os maiores totais de chuva deverão se concentrar no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, ficando na faixa de 80 a 150 mm. Com observação também para centro-norte do Paraná e centro-sul de Santa Catarina, acumulados próximos aos 50 mm.

Figura 1: Previsão de acumulado de chuva entre os dias 7 e 13 de setembro de 2021. Fonte: INMET(https://vime.inmet.gov.br/BRA).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com