Cidade mineira destaca-se como uma das maiores áreas irrigadas do País

PARTILHAR
Irrigacao-por-pivo-central
Foto: Divulgação

Com uma das maiores áreas irrigadas do País, Paracatu se destaca na produção agrícola; São 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais

Paracatu, cidade do noroeste mineiro que já era destaque nacional no setor de pecuária, nos últimos anos também vem se destacando na produção de grãos, especialmente soja, milho e feijão. Muito desse crescimento na agricultura se deu pelo avanço da rede de irrigação agrária do município. Dados de um estudo concluído em abril de 2021 pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) revelaram que a cidade é a maior do Brasil em irrigação por aspersão. São 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais.

Para potencializar essa vocação agrícola, a cidade realizará entre os dias 7 e 9 de setembro a primeira edição da AgroParacatu, exposição promovida pela Prefeitura Municipal e pela Associação dos Produtores Rurais e a Irriganor, com o apoio do Sebrae Minas. Ao longo desses três dias será oferecida aos produtores rurais da cidade e região uma extensa programação de atividades que incluem: rodadas de negócios, cursos do Senar e da Emater, Seminário Técnico sobre o Futuro do Agronegócio, feira de produtos da agricultura familiar, leilão da Agrounidas, palestras sobre diversos temas e Praça de Alimentação da Agricultura Familiar.

Foto: Divulgação

Entre as empresas já confirmadas para a exposição está a Pivot Equipamentos Agrícolas. “Para nós, o noroeste de Minas é uma região extremamente estratégica. Por isso estamos muito confiantes em participar desse evento, que retoma esses encontros presenciais com os produtores, encontros estes, que devido à pandemia, tiveram que ser suspensos ou ser realizados de forma online”, afirma Cauê Campos, CEO da Pivot. Líder nacional em sistemas de irrigação por pivô central, a empresa levará para a AgroParacatu as últimas novidades em equipamentos de irrigação, tratores da Case IH, colheitadeiras e vários outros equipamentos agrícolas.

O gerente de irrigação da Pivot, Silvio Dias, revela outros números que confirmam a importância de Paracatu para o mercado de irrigação agrícola e o sucesso da Pivot neste segmento. “Nos últimos anos, só a cidade de Paracatu registrou um crescimento médio entre 5% e 8% ao ano de sua área irrigada. A expectativa é de que esse número cresça ainda mais, pois só aqui nessa região do noroeste de Minas até o mês julho deste ano vendemos, em sistemas de irrigação e outros maquinários agrícolas, o equivalente ao que foi comercializado em todo o ano de 2020”, afirma.

A presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, avalia como de grande importância a participação da Pivot nessa primeira edição da AgroParacatu. “Além de sua importância no cenário do agronegócio nacional, Paracatu está no meio de uma importante rota de acesso a três grandes capitais: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, afirma.

Outra prova da crescente vocação econômica de Paracatu para a produção de grãos, é o anúncio de investimento feito em maio deste ano pela empresa DWG Agronegócio, que irá direcionar R$ 70 milhões para a implementação de um complexo agropecuário que contará com um posto de combustível, restaurante e lanchonete, estrutura para armazenamento de grãos (soja, milho, sorgo e feijão) e um distrito industrial. O empreendimento deve gerar cerca de 270 mil empregos diretos e indiretos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.