PARTILHAR

Etapa Uberaba acontecerá simultaneamente à Expoinel Minas, solenidade ocorrerá a partir das 9h, no Parque Fernando Costa.

Com a presença de diversas lideranças do agronegócio, políticos e pecuaristas, será aberta oficialmente amanhã (20/02) a Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite 2018/2019 – Etapa Uberaba e a Expoinel Minas. A solenidade ocorrerá a partir das 9h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Na sequência, às 10h, no Salão Nobre da ABCZ, será ministrada uma palestra sobre o CONSELEITE MG (Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais). O tema será abordado pelo presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG, Eduardo Pena. O conselho foi criado no final do ano passado com o objetivo de manter a transparência na formação de preços do mercado.

Na parte da tarde, o tema de destaque será a seleção genômica. Para esclarecer dúvidas dos criadores sobre o uso dessa tecnologia no processo de seleção da raça Girolando, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando promoverá, a partir das 14h, o “1° Workshop de Seleção Genômica”. Especialistas da Girolando, Embrapa Gado de Leite, da Zoetis e da CRV Lagoa ministrarão palestras sobre as vantagens da genômica na seleção animal e sobre o Clarifide Girolando, produto que permite obter os valores genômicos de machos e de fêmeas relacionados a diversas características. A Girolando foi a primeira raça leiteira nacional a incorporar a seleção genômica ao programa de melhoramento genético, o PMGG. O 1° Workshop de Seleção Genômica terá entrada gratuita e será transmitido pela página da Associação no facebook e pelo instagram.  

Nesta quarta-feira ainda haverá a final do torneio leiteiro de Girolando, que conta com seis fêmeas competindo. A última ordenha está prevista para as 14h. A grande campeã será a que produzir o maior volume de leite nas nove ordenhas.

Outro evento técnico da feira será o 1° Workshop CCG 1/4 Hol + 3/4 Gir no dia 21, a partir das 10h. O superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, ministrará palestra sobre a importância do uso dessa composição racial para formação da raça Girolando.

No total, participam do Circuito Megaleite 300 animais Girolando. As competições de julgamento serão de quinta-feira a sábado, com transmissão pelo facebook. Somando com as demais raças (Guzerá Indubrasil e Nelore) que estão realizando suas exposições simultaneamente ao Circuito, estão no Parque Fernando Costa cerca de 1200 animais.

A programação ainda conta com leilões. No dia 21, às 19h, acontece o 1° Leilão Mega Ventres – A Genética Está Servida, no interior do Parque Fernando Costa. No dia 22, a partir das 20h, será a vez do Leilão Virtual Gir Leiteiro – Reserva Especial – RC Genética e Convidados, com transmissão pela Remate Web.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o Circuito Megaleite 2018/2019 – Etapa Uberaba vai até 23 de fevereiro e acontece paralelamente à Expoinel Minas 2019, evento organizado pela Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.