Com foco na oferta apertada, preços do petróleo sobem

PARTILHAR
(Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson)

O petróleo Brent subiu 0,26 dólar para fechar a 122,27 dólares o barril. O petróleo dos EUA avançou 0,26 dólar, encerrando a 120,93 dólares o barril

Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira em uma sessão marcada por volatilidade, já que a oferta global apertada superou as preocupações de que a demanda seria pressionada por um surto de casos de Covid-19 em Pequim e mais aumentos nas taxas de juros.

O petróleo Brent subiu 0,26 dólar para fechar a 122,27 dólares o barril. O petróleo dos EUA avançou 0,26 dólar, encerrando a 120,93 dólares o barril. O mercado esteve volátil, chegando a cair 3 dólares o barril anteriormente.

A oferta de petróleo está apertada, com a Opep e aliados não sendo capazes de cumprir totalmente os aumentos de produção prometidos devido à falta de capacidade em muitos produtores, além de sanções à Rússia e distúrbios na Líbia que reduziram a produção.

O petróleo subiu em 2022, quando a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro aumentou as preocupações com a oferta e a demanda se recuperou dos lockdowns relacionados à pandemia do Covid-19. Em março, o Brent atingiu 139 dólares, a máxima desde 2008. Na semana passada, ambos os benchmarks do petróleo subiram mais de 1%.

“Estávamos encontrando dificuldade com a perda russa (de petróleo), então agora adicione um ponto de exclamação com a situação da Líbia”, disse Robert Yawger, diretor executivo de futuros de energia da Mizuho.

De outro lado, a preocupação com novos aumentos nas taxas de juros, intensificada pelos dados de inflação dos EUA de sexta-feira, pressionou o petróleo para baixo.

Fonte: Reuters

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com