Como diminuir prejuízos causados por javalis

PARTILHAR
javali no agronegocio
Foto: Divulgação

A grande praga que assola o produtor rural, destrói o meio ambiente e traz grande insegurança para o campo brasileiro. Como diminuir os prejuízos causados por Javalis?

Animal foi introduzido no Brasil na década de 90 para comercialização da sua carne exótica no mercado, mas atualmente o javali causa grandes prejuízos à agricultura e à pecuária local. Segundo as informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o animal é nativo de países da Europa, Ásia e norte da África podendo levar o meio ambiente ao total desequilíbrio. 

“Essa espécie chegou ao Brasil há algumas décadas, pelo interesse comercial na produção da carne exótica, mas essa atividade não teve sucesso e alguns animais acabaram escapando das criações e houveram solturas intencionais destes animais na natureza. Eles encontraram condições favoráveis para se estabelecer e se disseminar para várias regiões do país”, conta a pesquisadora Virginia Santiago Silva, da Embrapa Suínos e Aves. 

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até dezembro de 2018, haviam sido registrado a presença de javalis em 1.536 municípios do país, distribuídos em 22 estados brasileiros. Entretanto, esse número é subestimado!

Confira os áudios disponibilizados pela Embrapa, no Prosa Rural:

Ainda segundo a entrevista realizada com a pesquisadora, “Existem algumas alternativas que podem ajudar. O ideal é usar barreiras físicas, como cercas com telas de arames, que precisam ser altas, proximamente com altura de 1,80 metros, bem robustas e com um fio de arame de pelo menos 12 milímetros de diâmetro. Na parte inferior, é recomendado enterrar as cercas acerca de 30 a 40 centímetro de profundidade para evitar que os animais passem por baixo”.

“Outra experiência interessante é o uso de cercas elétricas, que têm sido usadas em algumas regiões do país com bastante sucesso. Na parte da pecuária, no Rio Grande do Sul, onde ocorre predação de cordeiros com muita frequência, há uma experiência muito rica com o uso de cães pastores da raça maremano, com excelentes resultados, já que essa raça ajuda a manter os javalis longes das criações”, diz Virginia. 

Outras ações importantes 

Abater javalis jovens e fêmeas são ações importantes para o controle da espécie. Prestar informações referente as ações realizadas também permite o aprimoramento da gestão para controle da espécie. “Outro ponto importante a ser incentivado são os mutirões de controle de javalis, lembrando que esse mutirões devem respeitar a legislação vigente”, conclui Virginia. 

Em caso de dúvidas, o produtor pode entrar em contato com Embrapa Suínos e Aves através do telefone (49) 3441-0400 ou pelo site www.embrapa.br. 

Compre Rural com informações da Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.