Como escolher o melhor cocho e dimensionar ele

Como escolher o melhor cocho e dimensionar ele

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Confira agora como escolher e qual é o modelo e dimensionamento de cocho ideal para os bovinos; Sua produtividade está diretamente ligada a ele!

Dimensionamento de cocho é uma dúvida frequente, portanto é preciso entender a finalidade e obedecer algumas regras para que seja funcional para o negócio. A suplementação de bovinos deve ser feita o ano todo, para animais a pasto ou em confinamento, tendo em vista que as nossas pastagens são deficientes em minerais.

Sendo assim, a nutrição de qualidade e o fornecimento de nutrientes ajuda na produtividade do rebanho, garantindo maior produtividade e consequentemente aumentando a lucratividade do sistema de criação. Entenda nessa matéria como adequar os cochos da sua fazenda à estratégia de consumo aplicada no gado de corte.

O cocho tem como função base oferecer uma dieta em quantidade, qualidade e período adequados para todo o lote ou rebanho.

A estratégia nutricional realizada varia, porém alguns pontos são comuns em todas as situações.

Confira 4 dicas para não errar na hora de escolher o modelo e dimensionamento de cocho para animais que serão suplementados.

1. Modelo de cocho

  • O cocho coberto é sempre a melhor alternativa.
  • Estude os modelos a fim de otimizar a operação e os processos de logística.
  • Faça manutenção para diminuir perdas de ração.

2. Acesso ao cocho

  • Evite posicionar o cocho em locais que fiquem alagados e com formação de lama.
  • Observe se o animal encontra dificuldades no solo para chegar ao cocho como por exemplo, presença de pedras ou outros materiais pontiagudos.
  • Mantenha uma distância de pelo menos 15 metros da cerca até o cocho.

3. Altura do cocho

  • Cochos elevados do solo, garantem maior conservação da qualidade do produto fornecido.
  • Assim como o dimensionamento de cocho, a altura varia de acordo com a categoria animal que constitui aquele lote.
  • Em lotes com bezerros, os cochos deve ficar a 50 cm de altura, nos pastos de recria entre 60 e 70 cm de altura e nas áreas de engorda cerca de 1 m.

4. Tamanho

  • Para suplementos minerais: 5 cm lineares por animal
  • Para suplementos proteicos: de 8 a 15 cm lineares por animal que esteja alojado na área

Mas, há também adaptações circunstanciais para considerar na escolha do modelo e dimensionamento de cocho ideal. Exemplo: 

Cocho coberto está pequeno para o número de animais dentro do piquete e nós fizemos um ajuste com cocho adicional.

Não é ideal, mas é possível fazer um bom trabalho desde que a estratégia de colocação de suplementos esteja adequada.

O espaço de cocho é essencial para um consumo homogêneo do lote.

Em suma, o melhor modelo e dimensionamento de cocho é aquele que atende o sistema de produção, e faz com que os animais consumam adequadamente o suplemento oferecido.

Portanto tenha em mente a função do cocho e garanta que seus pontos básicos estão fazendo com que ele cumpra sua função.

Disponibilize nutrição de qualidade a todo o lote, já que esse é um dos principais fatores de impacto na produtividade do seu rebanho e, claro, na lucratividade do seu sistema.

Compre Rural com informações da Premix

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com