
Na pecuária de leite, a sala de ordenha é a principal estrutura para a produção. Ter todos os equipamentos necessários e manter a higiene garante produtos de boa qualidade.
Nesta dica, a Boi Saúde irá te indicar o que é necessário para a ordenha. Mais que ter uma estrutura física adequada, ter instrumentos que atendam a demanda também é necessário.
Se você tem interesse em montar a sua sala do zero, aqui você encontrará o que é preciso. Dessa forma, poderá se organizar da melhor forma possível. Não é apenas uma sala, é ali que o diferencial da sua produção pode estar para melhor ou, infelizmente, pior. Por isso, as instalações devem ter o cuidado e manutenção necessários.
Sem contar com a limpeza que é mais que fundamental.
Como montar uma sala de ordenha
A pecuária precisa atender a diversas demandas. Quando se trata da leiteira, principalmente, da sala de ordenha, o local precisa atender:
- higiene com um bom manejo sanitário, incluindo o de esterco;
- ambiente adequado e confortável para todos os animais;
- escolha um local próximo ao pasto;
- boa ventilação. Em épocas de alta temperatura, a produção de leite pode cair devido ao estresse térmico.
Espaço
Antes de tudo, o produtor que deseja atuar com pecuária de leite precisa de espaço. E a metragem em si varia muito de acordo com o número de cabeça de gado. Claro que seu negócio pode crescer com o passar do tempo. Inclusive, esse é o nosso desejo, que você tenha uma produtividade cada vez mais alta.
Com isso, reflita bem se o local escolhido está adequado para atender ao número de cabeças que você terá no momento da montagem da sala.
O espaço deve ser arejado e com ventilação e também com boa luz natural. A sala de ordenha deve ser montada em local plano, não com declives. Não deixe de ter bebedouros na sala. A água é a base da produção do leite e os animais precisam estar nutridos e hidratados sempre.
Nas baias é necessário também os potes de ração para alimentação durante o procedimento. Caso a ordenha seja manual, não esqueça do fosso, para que o profissional possa ficar em pé e em posição confortável.
Uma boa altura é que tenha 60 cm, assim a pessoa não precisa ficar muito tempo abaixada, evitando assim problemas e dores na coluna. Se estiver ainda no momento de decisão sobre o sistema, confira: Ordenha mecânica: saiba tudo sobre.

- Redução de tarifas deve ampliar comércio de carne suína com Coreia do Sul
- “China é um problema”, diz presidente do conselho da Abimaq
- Agrishow 2025 alcança R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios
- Frente fria avança e muda o tempo no Sudeste e Centro-Oeste
- Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton
Está com baixos recursos? Opte pela sala de ordenha aberta
No momento de refletir sobre a estrutura, caso não tenha condições de levantar paredes, a baias podem ser de madeira, deixando assim, a sala aberta, apenas o local do resfriador fechado.
Além de ter uma boa ventilação, a locomoção fica melhor. Sem contar que ter acesso a luz do sol nas primeiras horas do dia faz aquele bem para a saúde.
As baias podem ser separadas por madeira, assim os tijolos e cimentos podem ficar de lado. Já falamos bastante sobre a higiene, mas vamos continuar reforçando durante o texto. Nas salas de ordenha abertas, a secagem do piso é mais rápida. A entrada de sol e ar mais fácil, faz com que as poças sequem mais rápido, evitando assim a lama.
Escolha do piso
Não é detalhe. O piso precisa ser um fácil para lavar. A cerâmica é uma boa opção. O foco no momento da escolha deve ser segurança aos animais e aos trabalhadores. Caso seja escorregadio, instale antiderrapantes. Existem modelos de baixo custo no mercado.
Sala de ordenha: Área para descanso
É fundamental para proporcionar conforto e bem-estar para as vacas. Você pode estruturar por baias, piquetes ou até camas por animal. O local deve ser confortável e arejado. Caso a sua opção de produção seja confinamento, existem tipos diferentes quando se trata de ordenha.
Assim como todo o processo da pecuária, o foco é o bem-estar: Confinamento de gado de leite.
Reprodução
Não tem como atuar com gado leiteiro sem reprodução. Vários fatores são responsáveis pelo sucesso de uma monta bem sucedida e isso começa antes mesmo da estação. Mais que uma boa alimentação e nutrição, avaliar as condições corporais da matriz é essencial.
Caso não esteja adequada para a reprodução de um novo bezerro, o produtor tem condições de realizar a recuperação sem causar danos à saúde da vaca.Outra estrutura que pode ter bons impactos na sua produtividade é o pasto-maternidade.
Você já ouviu falar sobre?
É um local onde as vacas paridas ficam com os bezerros recém-nascidos. Ali, podem se recuperar de forma tranquila e manter os novos animais protegidos. E para potencializar os resultados, confira uma boa receita para as suas vacas de cria: Ração para vacas de cria.
- Conheça os segredos das maiores fazendas leiteiras: do manejo à produtividade
- Conheça as matrizes zebuínas campeãs do Concurso Leiteiro ExpoZebu 2025
- Brasil tem alta de mais de 300% nas exportações de leite e lácteos para China
- Ritmo de valorização do leite perde força em março
- Conseleite: valor do leite para abril é projetado em R$ 2,5230 o litro no RS
Sala para resfriador
Muitos produtores, principalmente os pequenos, adotam a sala do resfriador bem próxima ou como uma extensão da ordenha.
Além de facilitar o transporte entre esses dois locais, tente fazer com que o local dos laticínios fique próximo. A sala de ordenha é apenas um dos fatores de sucesso da pecuária de leite. Alimentação, bem-estar animal, teor de gordura do leite, peso dos animais interferem diretamente no resultado.
Fonte: Boi Saúde