Como montar uma sala de ordenha de baixo custo

Como montar uma sala de ordenha de baixo custo

PARTILHAR
vacas-sendo-ordenhadas
Foto: Dairy Cattle Milking

Na pecuária de leite, a sala de ordenha é a principal estrutura para a produção. Ter todos os equipamentos necessários e manter a higiene garante produtos de boa qualidade.

Nesta dica, a Boi Saúde irá te indicar o que é necessário para a ordenha. Mais que ter uma estrutura física adequada, ter instrumentos que atendam a demanda também é necessário.

Se você tem interesse em montar a sua sala do zero, aqui você encontrará o que é preciso. Dessa forma, poderá se organizar da melhor forma possível. Não é apenas uma sala, é ali que o diferencial da sua produção pode estar para melhor ou, infelizmente, pior. Por isso, as instalações devem ter o cuidado e manutenção necessários.

Sem contar com a limpeza que é mais que fundamental.

Como montar uma sala de ordenha

A pecuária precisa atender a diversas demandas. Quando se trata da leiteira, principalmente, da sala de ordenha, o local precisa atender:

  • higiene com um bom manejo sanitário, incluindo o de esterco;
  • ambiente adequado e confortável para todos os animais;
  • escolha um local próximo ao pasto;
  • boa ventilação. Em épocas de alta temperatura, a produção de leite pode cair devido ao estresse térmico.

Espaço 

Antes de tudo, o produtor que deseja atuar com pecuária de leite precisa de espaço. E a metragem em si varia muito de acordo com o número de cabeça de gado. Claro que seu negócio pode crescer com o passar do tempo. Inclusive, esse é o nosso desejo, que você tenha uma produtividade cada vez mais alta.

Com isso, reflita bem se o local escolhido está adequado para atender ao número de cabeças que você terá no momento da montagem da sala.

O espaço deve ser arejado e com ventilação e também com boa luz natural. A sala de ordenha deve ser montada em local plano, não com declives. Não deixe de ter bebedouros na sala. A água é a base da produção do leite e os animais precisam estar nutridos e hidratados sempre.

Nas baias é necessário também os potes de ração para alimentação durante o procedimento. Caso a ordenha seja manual, não esqueça do fosso, para que o profissional possa ficar em pé e em posição confortável.

Uma boa altura é que tenha 60 cm, assim a pessoa não precisa ficar muito tempo abaixada, evitando assim problemas e dores na coluna. Se estiver ainda no momento de decisão sobre o sistema, confira: Ordenha mecânica: saiba tudo sobre.

A sala de ordenha é um dos principais fatores da produtividade. – Foto: reprodução/@agro.mundo

Está com baixos recursos? Opte pela sala de ordenha aberta 

No momento de refletir sobre a estrutura, caso não tenha condições de levantar paredes, a baias podem ser de madeira, deixando assim, a sala aberta, apenas o local do resfriador fechado.

Além de ter uma boa ventilação, a locomoção fica melhor. Sem contar que ter acesso a luz do sol nas primeiras horas do dia faz aquele bem para a saúde.

As baias podem ser separadas por madeira, assim os tijolos e cimentos podem ficar de lado. Já falamos bastante sobre a higiene, mas vamos continuar reforçando durante o texto. Nas salas de ordenha abertas, a secagem do piso é mais rápida. A entrada de sol e ar mais fácil, faz com que as poças sequem mais rápido, evitando assim a lama.

Escolha do piso 

Não é detalhe. O piso precisa ser um fácil para lavar. A cerâmica é uma boa opção. O foco no momento da escolha deve ser segurança aos animais e aos trabalhadores. Caso seja escorregadio, instale antiderrapantes. Existem modelos de baixo custo no mercado.

Sala de ordenha: Área para descanso 

É fundamental para proporcionar conforto e bem-estar para as vacas. Você pode estruturar por baias, piquetes ou até camas por animal. O local deve ser confortável e arejado. Caso a sua opção de produção seja confinamento, existem tipos diferentes quando se trata de ordenha.

Assim como todo o processo da pecuária, o foco é o bem-estar: Confinamento de gado de leite.

Reprodução 

Não tem como atuar com gado leiteiro sem reprodução. Vários fatores são responsáveis pelo sucesso de uma monta bem sucedida e isso começa antes mesmo da estação. Mais que uma boa alimentação e nutrição, avaliar as condições corporais da matriz é essencial.

Caso não esteja adequada para a reprodução de um novo bezerro, o produtor tem condições de realizar a recuperação sem causar danos à saúde da vaca.Outra estrutura que pode ter bons impactos na sua produtividade é o pasto-maternidade.

Você já ouviu falar sobre?

É um local onde as vacas paridas ficam com os bezerros recém-nascidos. Ali, podem se recuperar de forma tranquila e manter os novos animais protegidos. E para potencializar os resultados, confira uma boa receita para as suas vacas de cria: Ração para vacas de cria. 

Sala para resfriador

Muitos produtores, principalmente os pequenos, adotam a sala do resfriador bem próxima ou como uma extensão da ordenha.

Além de facilitar o transporte entre esses dois locais, tente fazer com que o local dos laticínios fique próximo. A sala de ordenha é apenas um dos fatores de sucesso da pecuária de leite. Alimentação, bem-estar animal, teor de gordura do leite, peso dos animais interferem diretamente no resultado.

Fonte: Boi Saúde

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com