Confira detalhes e novidades da ExpoZebu 2021

PARTILHAR
Fazenda-Furnas-Sao-Sebastiao
Foto: Guzerá RAMP / Fazenda Furnas São Sebastião

Regulamento da ExpoZebu 2021 é publicado com novidades; em formato inovador e alcance internacional ainda maior, preparativos para a 86ª edição da feira já movimentam a ABCZ

A ExpoZebu 2021 será realizada em Uberaba – MG, no Parque Fernando Costa, no período de 01 a 09 de maio de 2021, em virtude de convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. O período para as inscrições terá início em 28/01/2021 e encerramento em 23/04/2021, ou antes, se completada a lotação dos pavilhões. Para o Concurso Leiteiro as inscrições serão iniciadas no dia 01/03/2021 e encerradas dia 15/03/2021, ou antes, se completada a lotação dos pavilhões.

A ABCZ divulgou o Regulamento da ‘86ª ExpoZebu’, que reúne algumas novidades técnicas. Entre elas, algumas específicas ao que se refere a participação dos animais, que passarão a ter exigências mínimas e crescentes em seus índices classificatórios nos programas de melhoramento.

“Mas estas mudanças não terão impacto em 2021. Elas se aplicarão, na prática, somente a partir da edição de 2022, mas o objetivo é de antecipar a informação para os criadores terem tempo de se organizar para atender às novas regras. Para as raças Nelore e Nelore Mocho, mudanças também na faixa etária dos campeonatos Fêmea Adulta e Matriz”, destaca Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ.

A feira será realizada entre os dias 1º e 9 de maio de 2021 e promete ser uma edição ousada e inovadora. Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ, ressalta que desde outubro todos os departamentos da entidade trabalham em um novo projeto da feira, que será adaptável à situação da pandemia no momento em que ela for acontecer. “Estamos trabalhando considerando pelo menos três cenários diferentes, e o que já podemos adiantar é que independentemente de em qual dele estivermos, todos os cuidados sanitários serão tomados, ao mesmo tempo em que toda aquela programação técnica tradicional será mantida. E isso inclui os julgamentos e leilões no Parque Fernando Costa. Aliado a isso, estamos desenvolvendo uma nova plataforma e programação virtuais, que nos possibilitará um alcance nacional e internacional ainda maior. O público irá se surpreender, e sem dúvida nenhuma, teremos uma edição histórica”, diz ele.

Para conferir todas as novidades técnicas, basta acessar o regulamento completo na Revista ABCZ nº 111, sendo que as alterações anunciadas este ano estão sinalizadas no documento. Ainda na publicação estão disponíveis o regulamento de exposições oficiais com participação da raça Girolando e dos julgamentos do ‘Brahman a Campo’.

Você também encontra o regulamento completo no link, clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.