Conheça a variedade de cores da raça Nelore

Conheça a variedade de cores da raça Nelore

PARTILHAR
Conheça a variedade de cores da raça Nelore
Foto: Divulgação

De fato o branco é sinônimo de Nelore, mas você sabia que existem várias outras cores que a raça pode apresentar, inclusive registrar junto aos órgãos oficiais

A raça Nelore é sinônimo de sucesso no Brasil, praticamente 80% do nosso rebanho é composto pela raça que em sua maioria é um gado originário da Índia e sua principal característica é a pelagem branca. Possivelmente já deve ter ouvido e visto animais intitulados de Nelore Pintado por aí, existem criadores espalhados por todo o Brasil, mas você sabia que existem outras cores? Inclusive a ABCZ registra também esses animais como puros.

“O padrão racial da raça Nelore é só um, através do registro genealógico feito pela ABCZ, todos as cores são consideradas como Nelore. No começo do século passado, o preto e branco era um livro de registro, vermelho e branco era outro, e cada uma das variedades tinha um livro de registro. Hoje a raça Nelore é uma só e todos são registrados no livro do Nelore com as variedades dentro do livro, logo todas as cores são enquadradas no padrão oficial da ABCZ” – Carlos Marino.

“Existem vários grupamentos genéticos diferentes da raça Nelore (Ongole) na Índia, Nelore é do grupo 4 e o Bargur do grupo 2. De uma lado você tem o grupo do gado branco cinza como o Nelore, Ariana, Gaolao e o Hachi, no outro grupo seria as raças consideradas raças Misore, que é um estado próximo de Andhra Pradesh onde ocorre o Ongole e o gado de Missouri é Kangayam, Amrit Mahal, Hallikar o Khillari e o Bargur está nesse grupo” – Marino.

Nelore malhado de preto e branco

Foto: Nelore V3
Foto: Nelore V3

O Nelore V3 do criador João Antonio Soares tem como objetivo inicial, dar continuidade no processo de seleção iniciado por Wlamir Lopes Cançado na Fazenda Café no município de Paranaíba – MS. Onde o mesmo foi responsável pelo primeiro registro genealógico do Nelore Pintado no Brasil, com touro o Pintor da Café registro n° W1 e a matriz Pintora da Café registro n° W1.

Priorizando sempre um Nelore pintado bem caracterizado, precoce, com habilidade maternal funcional, boa estrutura e acabamento de carcaça, utiliza das mais modernas tecnologias e ferramentas para avaliação e melhoramento dos animais, assim como para seleção dos melhores indivíduos para propagação de genética.

Foto: Nelore V3

Nelore malhado de vermelho e branco

Foto: Nelore V3
Foto: Nelore V3

Nos últimos 5 anos a seleção do gado pintado passou por uma mudança brusca, quando João Antônio decidiu abrir o sangue do rebanho de seu bisavô, em busca de desenvolver animais segundo os conceitos do Nelore moderno defendido pelo seu ídolo, o saudoso Claúdio Sabino Carvalho, ou seja, precoce, fértil e principalmente com boa conformação de carcaça, isso tudo, sem jamais perder a beleza racial, tão conquistada pelo seu bisavô Walmir.

Por fim, todas essas mudanças nas novas gerações da seleção do Nelore pintado, resgatado por João Antônio com agora a marca V3, será em prol do melhoramento genético do rebanho, pois além de gratificante no ato de ser criador, busca democratizar o que há de melhor nos leilões que participa e realiza, difundindo juntamente com seus parceiros o que poucos sabem ou sentem, a arte na pecuária, que é selecionar Nelore variedade de pelagem.

Nelore vermelho tapado

Touro Nelore Humaitá OM / Foto: Paulo Machado, Nelore OM

A seleção de Nelore OM, faz seleção a pasto desde 1906, prossegue na fazenda Gameleira, com Paulo Vilas-Bôas Machado. O rebanho tem cerca de 180 fêmeas em reprodução, das quais 120 “brancas” e 60 “vermelhas”. A criação continua exclusivamente a pasto. Apenas sal mineral é fornecido aos animais.

Matriz registrada. Marca OM / Foto: Paulo Machado, Nelore OM

Nelore vermelho

Foto: Paulo Machado, Nelore OM
Nelore vermelho agrozeby 3
Foto: AgroZeby
Foto: AgroZeby

“Nós, da AgroZeby, selecionamos o Nelore Vermelho, Pintado e Padrão há 20 anos e, atualmente, após esse período de seleção, percebemos e identificamos características muito produtivas no Nelore Vermelho e Pintado, uma delas é o equilíbrio entre AOL, EGS e Acabamento de carcaça, tudo mensurado através da ultrassonografia de carcaça. O Nelore Vermelho e Pintado, bem selecionado, já se mostra muito produtivo e precoce. Além da beleza proporcionada pelas variações de pelagens, estamos produzindo um Nelore muito eficiente” – Adriano Garcia, AgroZeby.

Foto: AgroZeby

Nelore branco e cinza

Nelore cinza da Fazenda Santa Maria do Apa, Bela Vista - MS
Nelore cinza da Fazenda Santa Maria do Apa, Bela Vista – MS

Nelore Tabaco

A cor tabaco (em inglês Tobacco) é bem difundida na Índia, variando tons de tabaco.

Índia 🇮🇳, Nelore Tabaco / Foto: Divulgação
Fonte: Ongole / Lepakshi Nandhi
Fonte: Ongole / Lepakshi Nandhi

Importante salientar que na Índia a pelagem tabaco é padrão da raça, mas no Brasil a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) não adicionou a cor como padrão, então não é possível registrar animais da cor no Brasil. “Há um tempo atrás houve registro de animais dessa pelagem no Brasil, inclusive foi solicitado para o conselho deliberativo técnico para registrar esse animal, entretanto o conselho não aceitou, então a pelagem tabaco continua não sendo o padrão da raça aqui no Brasil.” – nos contou Carlos Marino, especialista e técnico da raça.

A raça Nelore é realmente um espetáculo à parte.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com