Ponsse traz primeiro forwarder elétrico do mundo para o Brasil; A máquina, utilizada para baldeio de madeira colhida da floresta para a estrada, estará em exibição durante a Expoforest 2023.
A demanda mundial por sustentabilidade e a preocupação em reduzir as emissões de gases de efeito estufa são dois fatores que afetam a produção mundial. Diante disso a Ponsse, marca finlandesa de máquinas de colheita florestal, criou o primeiro conceito de um forwarder totalmente elétrico. O PONSSE EV1 estará em exibição e operando o baldeio de madeira durante a Expoforest 2023, a maior feira dinâmica florestal do mundo.
“Durante a feira, os visitantes poderão não só ver a máquina como conferir a sua operação. Ou seja, é um conceito viável e que entra em operação na floresta. Todos os dias da feira, sempre às 12h30 e às 16h30, teremos a exibição dinâmica do PONSSE EV1”, destacou o gerente executivo Comercial e de Marketing da Ponsse Brasil, Rodrigo Marangoni.
Saiba mais sobre PONSSE EV1
Lançado há um ano, o conceito PONSSE EV1 foi desenvolvido para forwarders com capacidade de carga de 15 toneladas, a categoria mais popular da Ponsse. A máquina apresenta um trem de força totalmente eletrificado, bem como a unidade de distribuição de energia elétrica e unidade híbrida de controle da Epec. O trem de força da máquina opera integralmente com energia fornecida por bateria.
Por sua vez, as baterias são carregadas usando um extensor de alcance que, neste estágio do desenvolvimento, é um motor de combustão. É um gerador que fornece energia para carregar as baterias, e no futuro o motor a combustão pode ser substituído por outras fontes como células de combustível, por exemplo. Esta tecnologia proporciona melhorias significativas na economia de combustível nesta categoria de tamanho.
A Ponsse vem estudando e desenvolvendo novas soluções tecnológicas há vários anos. O conceito PONSSE EV1 deu seus primeiros passos em 2019, quando a Ponsse e a Epec começaram a investigar soluções de fontes de energia responsáveis alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
Expoforest 2023
A Expoforest 2023 será realizada entre os dias 9 e 11 de agosto e estima atrair mais de 30 mil visitantes. A quinta edição da Expoforest será no município de Guatapará (SP), cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). A área total da feira tem mais de 200 hectares e será dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e 1 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares.

Soluções ideais para Brasil e América do Sul
O foco da Ponsse nesta edição da Expoforest é o mercado sul americano, com mais de 30 itens, entre equipamentos de colheita e outros produtos da marca, que estarão em exposição ao público em um estande de 300m2 de área construída. O espaço dedicado à marca fica ainda maior quando somado aos espaços adjacentes que serão ocupados pelos representantes da Ponsse no Brasil (Timber e Sotreq), totalizando 50 mil m² de área útil para exibição estática e dinâmica das soluções.

Sobre a Ponsse
A Ponsse é um dos principais fabricantes de máquinas florestais do mundo e suas operações orientadas ao cliente ainda são guiadas pelos desejos e necessidades dos produtores florestais. A linha de produtos Ponsse abrange todas as soluções de colheita florestal sustentável, incluindo harvesters, forwarders e cabeçotes de harvester, além de serviços digitais e tecnologia de treinamento.
Todos os produtos Ponsse e seus principais componentes são projetados e fabricados nas unidades da própria marca. Isso mantém a empresa na vanguarda do desenvolvimento e garante que os produtos atendam aos requisitos específicos dos profissionais florestais.
Sediada na cidade de Vieremä, na Finlândia, possui operações no Brasil e América Latina há mais de 15 anos. As máquinas florestais da Ponsse são usadas em todas as áreas importantes de colheita profissional no mundo, somando mais de 40 países.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Brasil perde quase US$ 700 milhões com tarifas dos EUA, mas exportações de carne bovina seguem em forte alta
Mesmo com o “tarifaço” aplicado pelos Estados Unidos desde agosto, Brasil registra receita recorde com exportações de carne bovina em 2025, impulsionado principalmente pela China, União Europeia, México e Chile
Pesquisa desenvolve duas variedades de abacaxi resistentes à principal doença da cultura
Causada pelo fungo Fusarium guttiforme, a fusariose é responsável por prejuízos expressivos à produção nacional, chegando a inviabilizar lavouras inteiras.
Chuva trouxe as plantas daninhas de volta: como proteger sua lavoura dos prejuízos?
Com a volta da umidade, banco de sementes de invasoras germina em massa. Especialistas alertam: sem manejo rápido e estratégico, perdas na lavoura podem ultrapassar 40%.
Continue Reading Chuva trouxe as plantas daninhas de volta: como proteger sua lavoura dos prejuízos?
Expectativa: produtores veem sinal positivo com corte de tarifas pelos EUA
Setores comemoram avanço diplomático, mas aguardam detalhes técnicos para medir impacto real do corte de tarifas pelos EUA no comércio bilateral
Continue Reading Expectativa: produtores veem sinal positivo com corte de tarifas pelos EUA
Bioinsumo atende mais de 30 espécies florestais e amplia restauração ecológica
O produto, que está em fase final de desenvolvimento, pode contribuir para fortalecer o mercado de bioinsumos no País.
Continue Reading Bioinsumo atende mais de 30 espécies florestais e amplia restauração ecológica
Haras PFF realiza 1º Leilão “no Caminhão” com grandes destaques da raça Quarto de Milha de Vaquejada
Evento será realizado no dia 15 de novembro, às 17h, na Arena Pixbet em Gurinhém (PB), com transmissão ao vivo pela Agreste Leilões e TV Vaquejada, reunindo linhagens consagradas e animais prontos para brilhar na vaquejada. Confira os destaques do 1º Leilão “no Caminhão” Haras PFF





