Conheça o processo de produção do Presunto Tipo Parma no Brasil

A BRF, desenvolve o Presunto Tipo Parma , no Brasil desde 1979, tendo como inspiração os processos de produção da Itália.

Localizada em Concórdia (SC), a unidade produtora foi estrategicamente construída de forma isolada, em torno de árvores e distante dos demais procedimentos, assemelhando-se às fábricas italianas.

O Presunto Tipo Parma é produzido com métodos artesanais de mais de 2 mil anos. É composto apenas de pernil e sal, sem conservantes, glúten e lactose, e se diferencia, entre outros fatores, por seu longo tempo de maturação. Depois de pronto, destaca-se pelo vermelho brilhante e pelo sabor marcante. 

“Trata-se de um presunto muito saboroso, delicado e com características nutricionais únicas, como o alto teor de proteína,” explica Ivomar Oldoni, diretor de Corporativo de Inovação e Excelência (CIEX) Agropecuária da BRF.

 Do campo à mesa

Para a produção do Presunto Tipo Parma são utilizados suínos do cruzamento das raças Large White e Landrace, além da raça Duroc, que melhora as características do presunto, como a gordura subcutânea e o marmoreio. Estes são direcionados à produtores integrados criteriosamente selecionados pela BRF e recebem alimentação diferenciada para favorecer a melhor proporção de carne e gordura no pernil.

 Já na unidade da BRF de Concórdia, os pernis passam pelo processo de salga e, posteriormente, iniciam o processo repouso e pré-maturação em câmara com ambiente controlado (temperatura e umidade), um período que dura 180 dias. Depois desses seis meses, os pernis são submetidos a aplicação de camada de gordura e passam por um processo de desidratação lenta, chamada de maturação, que pode levar de quatro a nove meses.

“Nota-se que o processo para alcançar o melhor resultado é longo e exige paciência. O tempo médio da produção do _Presunto Tipo Parma_ pode chegar a 15 meses, dependendo do tamanho do pernil”, conta Oldoni.

Ao fim do período ideal de secagem, o alimento é testado e verificado. Caso alcance os padrões de qualidade, o Presunto Tipo Parma é cuidadosamente embalado e destinado a venda.

Speciale: o resultado deste longo processo é o Presunto Tipo Parma da Sadia Speciale, linha de produtos premium da Sadia, marca mais valiosa do país e Top of Mind 2022. O presunto está disponível fatiado e desossado, oferecendo experiências gastronômicas para transformar qualquer ocasião em um momento especial. Todas as informações sobre Sadia Speciale podem ser encontradas no site dedicado da linha: www.sadia.com.br/speciale [1]. Lá, ainda estão disponíveis receitas variadas para uma infinidade de ocasiões.

 Sobre a BRF  

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.

Foto: Divulgação

Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.  

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM