Conheça o trio de ferro, peso pesado do mundo dos cavalos

Apesar de serem considerados cavalos de força extrema e robustos os animais dessas raças tem temperamento dócil além de serem corajosos e muito inteligentes

Recentemente nós fizemos uma matéria especial sobre o Brooklyn Supreme, como seu nome sugere, ganhou fama devido ao seu tamanho monumental. O cavalo Belga, ou cavalo de tração Belga (draft), é também conhecido como Belgian Heavy Horse, Brabançon e Brabant. É uma raça oriunda da região de Brabant, na Bélgica, um país da Europa Ocidental, conhecida por suas cidades medievais, e também, lembrada pelos brasileiros como a seleção que derrotou o Brasil em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A raça, de grande porte, pode ser confundida com o cavalo Bretão e Percheron, bastante comum inclusive com criadores no Brasil. Por isso resolvemos falar das três raças, Belgian Draft, Bretão e Percheron. Vamos lá?

cavalog belga de tração
Foto: Divulgação

Cavalos da Raça Belga (Belgian Draft)

O cavalo Belga mede entre 1,68m e 1,73m, pesando pouco mais de 900 kg. A maioria deles tem pelagem castanha clara com crina e cauda lisas. A cabeça é relativamente pequena e bem formada. Os olhos e orelhas do animal também são pequenos, por isso dão a impressão de não serem proporcionais ao seu tamanho. O cavalo belga de tração tem as costas largas e curtas e os ombros um pouco inclinados. Os músculos traseiros são extremamente poderosos, por essa razão, ele tem um passo firme e regular bem característico. Por terem uma pelagem espessa, são muito resistentes a climas frios e úmidos.

cavalog belga de tração
Foto: Divulgação

Resistente ao frio e neve – O cavalo belga tem outra vantagem interessante. Em ambientes úmidos ou chuvosos, somente a parte superficial do pelo fica molhada, enquanto o interior continua seco. Além disso, a pele do animal engrossa no inverno. Por essa razão, o belga consegue suportar bem as temperaturas baixas, inclusive negativas.

Origem do cavalo belga de tração

Essa espécie é considerada descendente da raça ardennes, uma raça muito antiga originária da região montanhosa de Ardenas, na fronteira entre França e Bélgica. Assim como o braban, o ardennes é considerado um cavalo muito resistente e forte. Os primeiros registros oficiais do cavalo belga de tração são de 1886. Há um número cada vez maior de criadores empenhados em preservar o belga. Eles tomam uma série de cuidados para manter o nascimento de potros e evitar a extinção desta raça secular. Não é à toa, afinal, o cavalo de tração também tem um papel importante na melhora de outras raças.

Cavalos Belgas são capazes de puxar muito peso. Um exemplo é que são a raça apta para a categoria Heavyweight, durante o tradicional National Western Stock Show, em Denver, Colorado. Uma parelha com dois cavalos foi capaz de arrastar cerca de 7.500kg, por uma distância 2,18m. Há algumas provas em que um Belga e um Percheron fazem a parelha. Como em uma feira do estado de Iowa, Estados Unidos. Os campeões puxaram 6.690kg por 4,60m.

Foto: Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão

Cavalo da Raça Bretão

De origem francesa, da região da Bretagne, Noroeste da França, e considerada a raça de tração mais difundida naquele país, Europa e Brasil, o Bretão foi eleito o preferido dos pequenos e médios agricultores, sendo um substituto eficiente de burros, mulas e de pequenos tratores, e por ser muito dócil, forte, rústico, e de fácil doma, é excelente para puxar carruagens e troles para família toda.

Foto: Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão

O Bretão chega a pesar 1.100 kg e medir 1,70 m de altura na cernelha, a média é de 1,58 m de altura e 850 kg. É utilizado para puxar carruagens e troles em passeios turísticos, em passeios de lazer, em provas de atrelagem esportiva, e como montaria na sela em desfiles e no policiamento. Na lida, puxa toras nos reflorestamentos, na extração de madeira, além de ser usado na aração da terra e no manejo das fazendas com os carroções.

Um Bretão puro consegue puxar um implemento sem rodas de até 1.500 kg, e um veículo com rodas até 4 vezes o seu peso, ou seja, cerca de 3.600 kg.

cavalo da raca bretao charreteiro
Foto: Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão

As pelagens permitidas são a alazã, a castanha e a rosilha, e suas variações. A raça chegou ao Brasil em 1926, por intermédio do Exército Brasileiro. Hoje possui um plantel de 2.850 animais registrados desde 1989 no Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão, sediada em Amparo-SP. Isso mesmo, a raça conta com uma associação de criadores no Brasil. Inclusive houve desfile de animais da raça noa Expo Londrina.

raça de cavalos percheron
Foto: Divulgação

Cavalos da Raça Percheron

É a raça de tração de nome mais popular do mundo. Originários da França, da região da atual Normandia, estes animais fazem muito sucesso na América do Norte e na América do Sul. Você pode conferir a história completa da raça nesta matéria.

raça de cavalos percheron
Foto: Divulgação

Dono de grande força e elegância, o Percheron é utilizado em diferentes funções na atrelagem. No Brasil a raça foi introduzida também por volta de 1925, numa iniciativa do Exército, além das companhias Matarazzo e Cervejaria Antarctica, que utilizavam estes animais para puxar os carroções de entrega na cidade de São Paulo. Tem como altura média 1,65 m, podendo chegar a 1,80 m, e seu peso entre 800 e 1.100 kg. As pelagens permitidas são o tordilho e o negro. É registrado pelo ANC-Herd Book Collares em Pelotas-RS, e tem cerca de 1.800 animais registrados até hoje. A Associação Brasileira do Percheron foi criada em 2009.

E aí, pelas fotos já se decidiu por qual raça você gastaria o dinheiro que está poupado no colchão?

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM