Conheça os campeões de desempenho da raça Devon

Conheça os campeões de desempenho da raça Devon

PARTILHAR
campeao eficiencia alimentar da raca devon
Foto: Gustavo Rafael

Teste de Eficiência Alimentar avaliou consumo alimentar residual, como estratégia de seleção e efeitos nas características de carcaça, obtidas por ultrassom, em 21 machos Devon

O touro tatuagem 1289, da Fazenda Santo Antônio de Guabiju (RS), do criador Reinaldo Cherubini Filho, foi o vencedor Teste de Eficiência Alimentar / Top Devon 2021, que avaliou 21 touros, com idades entre 15 e 18 meses, de 11 criatórios gaúchos. Os exemplares foram avaliados e classificados em três grupos: elite, superior e comercial, conforme análises objetivas da pesquisa. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 13 de janeiro, durante reunião, de forma híbrida, em Porto Alegre, devido às orientações de distanciamento social.

Santo Antônio 1289 “Veneno”, nascido em 20 ago 2019, foi o primeiro do ranking por alcançar o índice final de 4.525. Segundo Cherubini, o vencedor é fruto da genética do próprio criatório, na serra gaúcha, e tem forte concentração de consanguinidade de Santo Antônio 423, Grande Campeão na Expointer 2004. E faz planos para o exemplar. “Assim que ele voltar vou coletar sêmen. Ele se destacou numa prova oficial, então eu tenho que segurar essa genética. Vamos continuar cuidando e ver como vai se comportar daqui pra frente. Estamos acreditamos bastante nele”, comemora.

O segundo lugar foi conquistado pelo animal de tatuagem 6052, da Cabanha Saudade, de São Gabriel (RS), de propriedade de Ana Cecília Senna Ribas. Na terceira colocação, ficou o exemplar de tatuagem 1950, da Fazenda São Valentin, de Nova Prata (RS), de Reinoldes Cherubini.

Foto: Gustavo Rafael

A prova, que começou no mês de setembro, teve duração de 90 dias, sendo que os primeiros 20 dias foram de adaptação às instalações da Estação Experimental Agronômica da Universidade, em Eldorado do Sul (RS). O zootecnista e coordenador da prova, professor Jaime Tarouco, classificou o desempenho da raça Devon como excelente. “O objetivo do nosso trabalho é identificar animais equilibrados, em todas as características. Entre elas, área de lombo, de acabamento e eficiência alimentar, ganhando mais peso ao comer menos matéria seca. A gordura intramuscular do vencedor desta prova é “top”, de 3,64%, enquanto a média é de 2,44%. Isso é muito acima da média de outras raças”, afirma.

Para o médico veterinário e diretor técnico da ABCDB, Lucas Hax, a participação de animais em provas desse tipo, assim como em programas de melhoramento genético, é fundamental para uma seleção mais precisa no rebanho. “É possível identificar características zootécnicas que também são economicamente significativas. Sabendo o que aquele animal carrega na sua carga genética, temos um panorama de como será a progênie desse animal. E evitamos o erro de selecionar um exemplar bonito, mas que não carrega os genes de maior mérito genético”. E completa: “Isso é extremamente importante para o avanço genético da raça e também contribui para a pecuária como um todo, tornando os animais mais competitivos”.

“Esta primeira avaliação técnico-científica contribui significativamente para a raça na medida em que os resultados obtidos, comprovam que o Devon, possui uma excelente conversão alimentar, dentre outras características positivas, produzindo uma gordura intramuscular (marmoreio) que atende o mercado consumidor mais exigente de carne premium”, finaliza a presidente Simone Bianchini.

Também participaram da disputa exemplares da Cabanha da Volta, de Muitos Capões, Estância da Pedreira, de Dom Pedrito, Fazenda Palmeira, de Camaquã, Estância da Gruta, de Pelotas, Cabanha Santa Maria, de São Gabriel, Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, Estância Saudade, de São Gabriel e Cabanha Santa Lucia, de André da Rocha.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com