Conheça os campeões do Supremacia Genética da raça Devon

PARTILHAR
Conheça os campeões do supremacia genética da raça Devon
Foto: Divulgação

Cabanhas Saudade e Santa Alice levam prêmio Supremacia Genética da raça Devon; exemplares alcançaram melhores índices da geração 2019 no PROMEBO

A fêmea Saudade IL S5082 G7658 6041, de tatuagem 6041, foi a primeira fêmea jovem da raça Devon a conquistar o Prêmio Supremacia Genética, da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), que anteriormente era concedido somente aos machos da categoria. O animal, com índice final 33,74 no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO), é da Cabanha Saudade, propriedade de Ana Cecília Teixeira Senna Ribas, de São Gabriel (RS). O criatório é destaque do Sumário de Touros 2021/2022 por ter obtido, também, os índices seguintes. A tatuagem 6029, obteve índice 29,34 e a tatuagem 6003, alcançou índice 29,26.

Foto: Divulgação / Cabanha Santa Alice

O macho agraciado com o Prêmio Supremacia Genética foi touro Galpão Candidato 1502 de Santa Alice 2280, tatuagem 2280, da Cabanha Santa Alice, criatório da Sucessão de Armando Ribas, de Santa Maria (RS), com índice final, 34,17. O reprodutor tatuagem 794, da Estância da Pedreira, de Luiz Fernando Cirne Lima, de Dom Pedrito (RS), ficou em seguida, com índice 32,74. Na ordem, com índice 29,67, aparece o exemplar tatuagem FIV125, de Marcos Passarin, da Cabanha Gralha Azul, de Fraiburgo (SC).

Fêmea supremacia
Foto: Divulgação / Cabanha Saudade

A premiação dos exemplares da geração 2019, foi anunciada na noite de terça-feira (dia 29), de forma virtual, durante live de lançamento da versão digital dos Sumários de Touros 2021/2022, tradicional publicação fruto de parceria da ANC com a Embrapa Pecuária Sul, que é divulgada todos os anos. A nova plataforma será atualizada semanalmente, a fim de facilitar o acesso de criadores ao banco de dados das sete raças de gado de corte que são avaliadas pelo Promebo. Informações que podem ser decisivas na seleção genética das propriedades.

“Tanto o macho quanto a fêmea são resultados de acasalamentos planejados e bem-sucedidos. Nosso trabalho, como selecionadores, é utilizar todas as ferramentas para demonstrar que a raça Devon é uma excelente opção para quem busca rentabilidade produtiva e benefícios, desde a fazenda até o consumidor final”, comemora o pecuarista Henrique Ribas, administrador dos dois criatórios premiados com o primeiro lugar.

“A Associação parabeniza os premiados e também a conquista do reconhecimento das fêmeas, já que elas são igualmente fundamentais na composição genética dos rebanhos. Vemos o Sumário de Touros como uma ferramenta importante para os criadores, a versão on-line trará agilidade e nos manterá atualizados, é um ganho para o trabalho de todos”, enaltece a presidente da ABCDB, Simone Bianchini.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.