Cooxupé expande negócios em SP com parceria estratégica 

Maior cooperativa de café do mundo diversifica operações e mira mercado corporativo no centro econômico do Brasil.

Diversificação dos negócios. Esse é o objetivo da Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG) e considerada a maior cooperativa de café do mundo, ao ingressar no mercado corporativo do Estado de São Paulo. 

A ação se concretiza a partir de uma sociedade firmada entre a unidade de torrefação da cooperativa mineira com a empresa Master Expresso, especialista em oferecer soluções de café para o segmento empresarial. A Mirante Investimentos será a administradora da operação.

Impactos da taxação dos fertilizantes no agronegócio do Brasil, por Larry Carvalho

Na prática, os cafés em sachês da marca Prima Qualitá da Cooxupé e outras opções que levam a assinatura da Cooxupé estarão disponíveis aos clientes da Master Expresso, que, por sua vez, oferece máquina de espresso em comodato, ou seja, locação gratuita, para empresas e food services. A companhia também disponibiliza os insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos.

Máquina da parceira da Cooxupé. Foto: Banco de imagens Cooxupé

Um dos estabelecimentos atendidos é a TYlin Brazil Ltda, empresa global de engenharia e consultoria, com mais de 70 funcionários. Atualmente, há três máquinas à disposição dos colaboradores, que “já chegam olhando para o cafezinho”, brinca o responsável por manter os estoques das máquinas durante conversa com o Agro Estadão. 

Como a parceria é recente, ele conta que ainda não foi possível comprar os cafés da Cooxupé, mas a expectativa é positiva. “Estamos curiosos. Se a gente puder degustar, seria muito bom”, afirma José Augusto Barbosa, assistente administrativo da TYlin Brazil Ltda.

Na perspectiva da indústria, a parceria fortalece toda a cadeia do café e atende, especialmente os coffee lovers — consumidores mais experientes e exigentes, que têm demonstrado interesse crescente por aspectos como a diversidade de produtos, a qualidade oferecida e a responsabilidade social e ambiental. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a sociedade entre a Cooxupé e a Master Expresso exemplifica esse compromisso. “Todos saem vitoriosos com essa parceria – o setor cafeeiro, a indústria, os produtores, a cooperativa e, acima de tudo, o consumidor”, afirma o diretor-executivo da ABIC, Celírio Inácio.

Cooxupé tem mais de 20 mil cooperados

Atualmente, a Cooxupé origina cafés de mais de 20 mil famílias produtoras cooperadas, em cerca de 300 municípios nas regiões do sul de Minas Gerais, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do Estado de São Paulo. A torrefação da cooperativa é a sétima maior indústria torrefadora do país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). 

Com o novo negócio, a empresa centraliza os grãos dos cooperados em um canal de distribuição diferente: o mundo empresarial. “Consideramos o mercado corporativo uma grande oportunidade para diversificarmos nossos negócios por meio da nossa indústria torrefadora, agregando mais valor para as famílias cooperadas, além de trazer aos consumidores uma nova experiência: da fazenda à xícara”, explica em nota o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, Mário Panhotta da Silva. 

Ainda em comunicado, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo avaliou a parceria, como uma oportunidade à Master Expresso para ampliar o número de clientes, que terão à disposição “os melhores cafés produzidos pelas nossas 20 mil famílias cooperadas, com rastreabilidade e certificação, garantindo a segurança alimentar do consumidor”.

Já o sócio gestor da Master Expresso, Márcio Gracier, avalia que “com a sociedade, as expectativas são ótimas para avançarmos ainda mais neste setor que já atuamos de forma consolidada há quase três décadas”, ressaltou em nota. 

A companhia não divulgou as projeções de crescimento, no entanto, informou que o objetivo inicial da parceria é expandir a atuação para todo o Estado e, depois, para o Brasil. No momento, os negócios da empresa se concentram na região metropolitana de São Paulo.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM