Com prazo de até 15 anos para pagamento, linhas estruturadas pela ConsulttAgro podem ajudar produtores a adquirir a primeira propriedade, comprar áreas vizinhas ou ampliar o patrimônio rural
Comprar uma fazenda é uma das decisões de maior impacto na trajetória de um produtor rural. Seja para adquirir a primeira propriedade, incorporar uma área vizinha ou aumentar a escala da operação, o negócio normalmente envolve cifras elevadas e exige uma estrutura financeira capaz de preservar o caixa necessário para continuar produzindo.
O problema é que o custo do dinheiro se tornou uma barreira. Mesmo após o início do ciclo de redução da Selic, os juros brasileiros permanecem elevados, enquanto as instituições financeiras mantêm critérios rigorosos para concessão de crédito. Nesse ambiente, financiar uma propriedade utilizando linhas convencionais pode tornar a operação pesada demais para o fluxo de caixa do produtor.
É justamente nesse cenário que alternativas de crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazo de até 15 anos começam a chamar atenção de quem pretende comprar terras sem comprometer todo o capital próprio.
Uma fazenda não termina de exigir recursos no momento da escritura. Depois da aquisição, o novo proprietário pode precisar investir em correção de solo, pastagens, cercas, curral, máquinas, irrigação, energia, armazenagem, genética ou outras estruturas necessárias para tornar aquela área efetivamente produtiva.
Por isso, utilizar todo o capital disponível na compra pode criar um problema logo depois do negócio.
Uma operação de crédito bem estruturada permite distribuir o investimento ao longo dos anos e preservar recursos para a atividade produtiva. Nesse caso, o prazo do financiamento passa a ser tão importante quanto a própria taxa de juros.
É nessa área que atua a ConsulttAgro, consultoria financeira especializada no agronegócio comandada por Gabriela Rodrigues e Tainara Casagrande. A empresa já intermediou mais de R$ 700 milhões em operações de crédito rural e trabalha na estruturação de financiamentos para diferentes projetos no campo.
Entre as possibilidades estão justamente operações destinadas à aquisição de propriedades rurais, com condições que, dependendo da linha disponível, enquadramento do produtor, projeto e garantias apresentadas, podem partir de 3% ao ano, com prazo de até 15 anos para pagamento.
Primeira fazenda ou expansão da propriedade
O crédito pode atender perfis bastante diferentes. Um deles é o produtor que já trabalha na atividade, eventualmente em terras arrendadas, e pretende transformar parte da renda construída ao longo dos anos em patrimônio próprio.
Outro é o proprietário que encontra a oportunidade de comprar uma fazenda vizinha. Nesse caso, a aquisição pode permitir aumento de escala e, dependendo da situação, melhor aproveitamento da estrutura, máquinas e equipe que já existem.
Também há produtores interessados em diversificar geograficamente a operação, adquirir terras para os filhos ou preparar a sucessão patrimonial da família.
Em todos esses casos, porém, a existência do crédito não deve ser o único critério para fechar o negócio. É necessário avaliar valor da propriedade, capacidade produtiva, documentação, garantias, geração de caixa e capacidade de pagamento da dívida.
A função da consultoria é justamente analisar essas variáveis antes da estruturação financeira e buscar uma modalidade compatível com o projeto.
Juros de 3% podem mudar a conta
Em uma compra de terra, pequenas diferenças percentuais na taxa ganham dimensão porque os valores financiados normalmente são elevados e os contratos podem durar muitos anos.
É por isso que uma linha com juros a partir de 3% ao ano chama atenção em um momento no qual o custo do dinheiro permanece elevado no Brasil.
A taxa, naturalmente, não é automática nem disponível nas mesmas condições para todos os produtores. O custo final depende da linha utilizada, do enquadramento, das garantias, da análise financeira e das características específicas da operação.
O ponto central é outro: antes de desistir da aquisição por causa das condições apresentadas por uma única instituição financeira, o produtor pode analisar outras estruturas de financiamento disponíveis no mercado.
Para quem encontra uma boa propriedade, possui capacidade de pagamento e tem um projeto economicamente consistente, o crédito pode transformar uma oportunidade de compra em um investimento possível sem consumir todo o caixa da atividade.
Em um mercado no qual terra de qualidade dificilmente aparece exatamente no momento em que o comprador possui todo o dinheiro disponível, ter acesso a capital de longo prazo pode fazer diferença.
E é justamente aí que a combinação de crédito rural a partir de 3% ao ano com até 15 anos para pagar ganha força: não apenas como dinheiro para comprar uma fazenda, mas como instrumento para o produtor aumentar área, construir patrimônio e preparar o crescimento da propriedade para os próximos anos.
Clique aqui e fale agora mesmo com as consultoras, que são especialistas em crédito rural pelo WhatsApp! ? Mande mensagem aqui
✅ Taxas imbatíveis: a partir de 3% ao ano.
✅ Prazos flexíveis: até 15 anos para pagar. ✅ Atendimento rápido e sem burocracia.
Caso tenha interesse, você pode preencher o formulário abaixo que as consultoras entrarão em contato:
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.