Criador prepara 2 mil fêmeas Girolando para atender mercado mato-grossense

Produtores em Mato Grosso buscam aumentar produtividade com genética Girolando de qualidade para atender a demando do setor leiteiro

No coração do Mato Grosso, a Agropecuária GV5 se destaca pela inovação e compromisso com a qualidade na produção de leite. Sob a liderança do renomado criador Getúlio Vilela, a fazenda está em processo de preparação de 2.000 novilhas da raça Girolando para atender à crescente demanda do mercado mato-grossense. Visitamos uma das unidades do Grupo para conhecer os detalhes do projeto, destacando as técnicas avançadas de reprodução utilizadas e o impacto esperado no setor leiteiro regional.

A Agropecuária GV5, conhecida por sua excelência na criação de raças leiteiras como o Girolando e o Gir, está implementando técnicas avançadas de reprodução para aumentar a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Acompanhamos de perto os detalhes sobre o processo de aspiração folicular utilizado para a produção de embriões 1/2 sangue da raça Girolando.

Sr Getulio Vilela - proprietario da gv5
Sr Getulio Vilela / Foto: Divulgação

Segundo Getúlio, “O futuro do Brasil está aqui, dentro dessas novilhas. Estamos aspirando vacas com padrão de 5.000 quilos acima, para fazer o Girolando 1/2 sangue. Queremos aumentar a produtividade dos produtores de Mato Grosso, oferecendo um gado de alta qualidade genética.“, afirmou Vilela, ressaltando o potencial do Girolando de alta potência para o mercado nacional.

Contente, Getúlio Vilela também apresentou uma parte de sua equipe de colaboradores que trabalham na propriedade há vários anos, como é o caso do sr. Joselito, “Ele tá com 67 anos e faz 68 anos que ele trabalha comigo.“, brinca Getúlio dizendo que este foi o primeiro e único emprego dele.

Girolando Gv5 para aumentar sua producao de leite
Foto: Divulgação

Girolando, a raça adaptada em Mato Grosso

Fruto do cruzamento entre as raças Gir e Holandês, o Girolando é hoje responsável por cerca de 80% da produção leiteira do país, um marco impressionante que reflete sua extraordinária adaptação às mais variadas condições climáticas, incluindo as encontradas no Mato Grosso.

O Zootecnista Jaime, gerente da propriedade e que trabalha na empresa há mais de 10 anos, comenta que os animais Girolando, fruto do cruzamento do gado Holandês e do Gir leiteiro, tem todo potencial esperado para garantir produtividade. “Ele traz tudo que a gente espera, um animal que vai ser precoce, um animal que vai emprenhar mais cedo e um animal, que vai lá na frente, produzir uma média de de leite de 20 a 25 quilos, já na primeira cria. E nós temos trabalhado muito para isso.“, afirma o Zootecnista.

A raça Girolando é genuinamente brasileira, concebida nas décadas de 70 e 80 como resposta às necessidades de uma produção leiteira mais eficiente e adaptada ao clima tropical. Seu reconhecimento oficial pelo Ministério da Agricultura, em 1º de fevereiro de 1996, marcou um ponto de virada na história da pecuária leiteira nacional, consolidando sua importância e abrindo caminho para avanços significativos no setor.

Girolando F1 1-2 sangue - gv5 - girolando gv5
Foto: Divulgação

Técnicas avançadas de reprodução

O processo de aspiração folicular, uma técnica crucial para a produção de embriões, é realizado por uma equipe de especialistas na GV5. O médico veterinário Felipe De Col, o laboratorista Eduardo Alves e sua equipe, desempenham papéis fundamentais na coleta dos oocistos (óvulos) das doadoras. Este processo altamente tecnológico é feito diretamente na propriedade em um laboratório de campo.

Durante o procedimento, um transdutor micro convexo é utilizado para guiar uma agulha que coleta o líquido folicular, contendo o oócitos. Este processo é monitorado via ultrassom para garantir a precisão e a qualidade dos embriões que serão produzidos. “A gente está aqui hoje aspirando um lote de novilhas Gir, todas elas são filhas de doadoras aqui da GV5. São novilhas que estão com a produção bem interessante de oócitos e filhas de grandes mães doadoras de embrião, com excelente produção leiteira e muita qualidade racial. São novilhas extremamente bem conformadas com muita qualidade.” avalia Dr. Felipe.

Girolando Gv5 para aumentar sua producao de leite
Foto: Divulgação

Mercado mato-grossense aquecido

Com a preparação de 2000 novilhas Girolando, a GV5 espera não apenas aumentar sua produção, mas também contribuir significativamente para o crescimento da produção de leite no Mato Grosso e em todo o Brasil. “O Brasil precisa crescer na produção de leite. Nós, no Mato Grosso, temos muito futuro para ser grande como somos na pecuária de corte. Vamos ser grandes produtores de leite também“, afirmou Vilela, demonstrando sua confiança no futuro do setor.

A expectativa é que essas novilhas, com sua alta capacidade produtiva, atendam à crescente demanda por leite e produtos lácteos no mercado local e nacional. “Hoje, todas essas novilhas que estão dando A2, então vai produzir vaca Girolando A2. Pois a genética é trabalhar muito e hoje nós somos 95% A2 no nosso plantel“, destacou Vilela, referindo-se a qualidade e ao tipo de leite produzido, que é considerado mais saudável e de maior valor comercial.

Enfim, a Agropecuária GV5, sob a liderança visionária de Getúlio Vilela, está na vanguarda da inovação na produção de leite no Brasil. Com a preparação destas novilhas Girolando, a fazenda não apenas reforça seu compromisso com a qualidade e a eficiência, mas também impulsiona o crescimento do setor leiteiro no Mato Grosso. O uso de técnicas avançadas de reprodução, como a aspiração folicular, garante a produção de animais de alta qualidade, prontos para atender às demandas de um mercado em expansão.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM