Raça Girolando completa 25 anos de recordes e destaques

Raça Girolando completa 25 anos de recordes e destaques

PARTILHAR
rebanho-girolando-fazendas-do-basa
Foto: Fazendas do Basa

Girolando completa 25 anos e aproxima dos 2 milhões de registros junto a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando; confira os destaques da raça

As primeiras notícias do surgimento desses animais data da década de 40. Pelos anseios dos criadores brasileiros, começaram a praticar o cruzamento de Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade. A raça genuinamente brasileira é responsável por 80% do leite produzido no país, um sucesso absoluto que completa 25 anos do seu registro. A raça coleciona recordes na produção leiteira, inclusive dentre as diversas características de funcionalidade do gado girolando pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

Podemos considerar que as raças mães (Gir e Holandês) contribuíram muito para o sucesso e a formação do Girolando. O gado Gir, com sua capacidade de adaptação e rusticidade, e, o gado Holandês, com os seus anos de seleção voltados para a produção de leite. Atualmente o Ministério da Agricultura, juntamente com as associações representativas traçaram as normas para a formação do Girolando – Gado Leiteiro Tropical (5/8 hol + 3/8 gir – Bi Mestiço) -, transformando-o em prioridade nacional.

Em relatório desenvolvido recentemente foi divulgado a evolução dos índices zootécnicos do rebanho Girolando, salto é maior que 35% em 20 anos. Se olharmos para os índices apresentados abaixo, veremos que a média da produção leiteira subiu mais de 36% nos últimos anos, salto produtivo é o que tem levado ao uso da raça no Brasil e vários países da América Latina e Central.

producao de leite da raca girolando
Médias da produção de leite em 305 dias e total da primeira lactação e duração da lactação de vacas da raça Girolando no período de 2000 a 2017. / Fonte: Girolando

Dentre as diversas características de funcionalidade do Girolando, é possível destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. Inclusive é possível registrar vários recordes mundiais de produção de leite oriundo de vacas da raça Girolando:

A Compre Rural fala diariamente sobre a pecuária leiteira, e aqui listaremos abaixo alguns destaques sobre a raça Girolando nos últimos tempos:

bezerros girolando Girolando ManG
Foto: GirolandoManG

Cenário atual da raça Girolando: Registros seguem crescendo

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terá como desafio em 2021 superar a marca dos 2 milhões de controles/registros genealógicos de animais. A entidade é a maior em número de bovinos leiteiros registrados no Brasil e comemora neste 1° de fevereiro os 25 anos da raça Girolando, que é genuinamente brasileira e é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

O relatório final de registros efetuados em 2020, divulgado hoje (01/02) pela associação, aponta que no ano passado foram efetuados 90.541 controles/registros contra 81.412 controles/registros de 2019, o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Somando os registros efetuados desde 1989, quando a entidade iniciou esse tipo de serviço, o banco de dados conta com 1.943.188 controles/registros.

Segundo dados do Controle Leiteiro Oficial, houve um aumento de 53% na produção individual de leite por vaca, desde o ano 2000, com a produção saltando de 3.695 kg, em até 305 dias, para 5.671 kg, em 2019.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.