PARTILHAR

Entenda quais são os fatores essenciais na hora de criar a sua bezerra; especialista diz que “Bezerra é igual a criança”, vamos entender

Já experimentou visitar uma creche? Sempre tem crianças com nariz escorrendo, febre, tossindo, doente… Em média, 155 dias do ano a criança apresenta alguns desses sintomas. É impressionante como a criação conjunta é responsável pela transmissão de doenças. 

Imagina o que acontece quando as bezerras são criadas em ambientes húmidos, com excesso de amônia e falta de higiene? 

Muitas bezerras não se tornam as vacas que deveriam por manejo inadequado.  

Foi demonstrado em experimento nos USA, que o fornecimento de 8 litros de colostros em relação apenas 4 litros após o nascimento, é suficiente para influenciar durante toda a vida produtiva.  

Neste contexto, as instalações inadequadas são responsáveis por altas taxas de mortalidade, embora nunca tenha sido demonstrado cientificamente. Falta de higiene, excesso de humidade e amônia levam a problemas respiratórios, baixo crescimento ponderal, problemas de aprumos e crescimento do tecido secretor de leite. 

Então temos que escolher o local apropriado para criar nossas futuras vacas, ambiente seco e arejado, tranquilo, que os animais possam ter livre acesso a água e comida de qualidade. Atualmente, é preferível a criação individualizada, devido o sistema imunológico frágil dos animais nos primeiros 60 dias. 

bezerras girolando REAL sistema de criação de bezerras
Foto: Girolando REAL
A depender da região ou da particularidade de cada propriedade, no geral, tempos três opções de instalações para as bezerras:  

a) Criação a pasto: os animais são criados em piquete individual separado por cerca campestre (ou vários fios de arame). Assim, sendo necessária uma área maior e maior chance de contaminação entre os animais. Porém, é a forma que atendo o maior bem-estar animal. A pastagem seria mais interessante um forragem de crescimento estolonífero (tifton, grama, etc). 

Foto Divulgação.

b) Casinha: os animais são criados em casinhas individualizadas. É mais recomendada para ambientes com muita ventilação ou baixa temperatura. Uma das vantagens é a possiblidade de mudar o local para quebrar o ciclo de alguns parasitas e caso tenha acúmulo de humidade. A desvantagem é que demanda mais mão-de-obra para limpeza. A recomendação que a água e comida fica de fora da casinha. 

bezerra-bebendo-leite-na-mamadeira
Foto: Divulgação

c) Bezerreiro tropical ou argentino: é composto por uma região sombreada artificialmente (tela de sombreamento ou telha). O sucesso do bezerreiro precisa ser feita na orientação de forma que sol percorra toda a instalação ao longo do dia, principal agente desinfecção. Os animais são criados preso em uma coleira, no qual permite percorrer uma área delimitada. 

A instalação adequada para as bezerras vai ajudar bastante no crescimento saudável. Porém, muitas outras medidas devem ser tomadas para se produzir super matrizes. 

por Gestão Pec / @gestaopec

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
🎯 Nosso foco é o seu lucro e a nossa paixão é o agro. ♻️ Desde 2012 transformando desafios em resultados 📈 Contato: (85) 99677-8147