PARTILHAR

A década de 80 foi marcada por várias crises, uma delas a da carne, encontramos dois vídeos que mostram o cenário caótico do século passado.

Preço da arroba subindo, exportações para os chineses, falta de boi gordo; seriam esses os motivos para a falta de proteína vermelha no país? Todo esse cenário fez elevar o preço da carne ao consumidor final, que consequentemente culpa o pecuarista pela alta. É possível imaginar o Brasil, dono de um dos maiores rebanho do mundo ficar sem carne no açougue? Isso era realidade na década de 80, onde o país sofreu várias crises, trocas de sistemas financeiros, inflação e muitos outros problemas.

“Estamos passando por um momento complicado com relação ao abastecimento de carne bovina. Os preços dispararam e o produto está em falta”, afirma o estabelecimento , que diz ter utilizado todo o gado de suas fazendas.

“Os frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne ‘in natura’ para outros países faz o preço subir diariamente. Os preços estão altos, mas o problema não é só conosco, nem há esperança de voltar à normalidade a curto prazo, só restando a todos substituir a carne bovina por outro tipo de alimento”, sugere.

Para tentar ilustrar o que seria um país sem carne, resgatamos dois vídeos que ilustram perfeitamente como seria esse cenário.

Prefeito de Viradouro (SP) compra 60 bois

Multidões esperam em filas para comprar carne devido à crise
Jornal exibido em 22 Jul 1986.
Com a crise da carne, um mercado de Brasília, que tem frigorífico próprio e não precisa do produto que vem de outros estados, tem fila em sua porta antes mesmo de abrir.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.