Cruzamento no Brasil produz ‘super’ reprodutor suíno; vídeo

Reprodutor, fruto de cruzamento, é um dos mais comercializados em todo o Brasil; um de seus diferenciais é produzir uma carne mais avermelhada

O Estado de Santa Catarina é considerado o maior produtor de suínos do Brasil e embarca 55% desta produção para o mercado internacional. A qualidade da carne produzida em território catarinense é destaque no mundo e passa pelas mãos dos milhares de produtores do Estado. O status sanitário é o grande diferencial da produção de suínos e um dos pilares para garantir esse exemplo em sanidade animal.

As propriedades possuem as adequadas genéticas que o mundo dispõe, nutrição de excelência, os melhores protocolos de proteção das doenças, instalações avançadas, climatizadas com controle de ambiente, temperatura e gases, alimentação automatizada, água de qualidade garantida e analisadas em laboratório.

Outro destaque absoluto é a produção de genética de suínos, e aqui, vamos abrir espaço para um cruzamento que está fazendo um grande sucesso e já é um dos mais vendidos no Brasil, produzido no Estado vizinho, no Paraná.

A empresa responsável pela produção de uma das melhores genéticas suínas do Brasil é a Granja Peru, de Arapongas no norte do Paraná., eles são responsáveis pela produção de matrizes e reprodutores, puros e híbridos. A genética da empresa se destaca quando o assunto é qualidade em genética suína. Por buscar melhor atender os clientes eles criaram o GP6030, que é o cruzamento entre as raças Duroc e Pietrain, uma inovação para o mercado.

cruzamento suino - duroc x pietran GP6030
Foto: Granja Peru de Suínos

Confira as vantagens do cruzamento GP6030

  • Esse cruzamento reforça as qualidades das duas raças em um único reprodutor;
  • Alta conversão alimentar;
  • Alto ganho de peso diário;
  • Produção de leitegadas pesadas e resistentes;
  • Animal de rápida adaptabilidade;
  • Excelente qualidade em carcaça.

O suíno terminador é o cruzamento entre nossa genética de Duroc com Pietrain, e uma de suas grandes vantagens é produzir animais com a carne mais avermelhada, bem recebida pelos consumidores. Confira o vídeo dos animais:

Segundo Ademar Morais, representante da Granja Peru, os animais são vendidos testados e prontos para cobrir as fêmeas. “O cruzamento é o resultado da cruza de duas raças importadas, já fazemos esse trabalho há muitos anos e percebemos grande avanço genético dos animais. Também destaco o marmoreio da carne, que é uma característica importante e bem remunerada no frigorífico, além de boa receptividade dos consumidores nas gôndolas do supermercado.”

Reprodutor Duroc PO

Granja Peru de Suínos - raca Duroc PO
Foto: Granja Peru de Suínos

Excelente reprodutor com rendimento de carcaça e rápida capacidade de ganhar peso. O Duroc tem o seu espaço garantido no mercado de carne suína no Brasil. Segundo criadores, se fosse pra definir a raça em poucas palavras, seriam – “Sabor, qualidade e o melhor do marmoreio”.

Matriz Pietran

matriz Pietrain foi aperfeiçoada para a produção de carne e carcaça
Foto: Granja Peru de Suínos

A matriz Pietrain foi aperfeiçoada para a produção de carne e carcaça, possuindo rusticidade, eficiência alimentar, rápida adaptação e excelente produtividade.

Escolha e manejo das matrizes suínas impactam no desempenho da atividade

Leitoa, marrã, marroa, independentemente de como são conhecidas, essa categoria de suínos tem grande importância nos resultados de uma granja. Elas que serão preparadas para iniciar a vida reprodutiva, tornando-se responsáveis pelo crescimento do plantel, e precisam de total atenção por parte dos produtores.

O primeiro passo é buscar matrizes de um fornecedor idôneo que tenha uma granja multiplicadora registrada no Ministério da Agricultura (Mapa). Além de reduzir o risco de doenças no rebanho, essas unidades especializadas em reprodução sempre vão estar preocupadas em melhorar a genética dos animais.

Manejo e cuidados

O grande problema de uma granja de suínos é o manejo. Se o produtor escolheu uma boa matriz, precisa zelar por sua saúde e bem-estar, pois esses cuidados serão fundamentais para o início da vida reprodutiva. Para o diagnóstico e sinais de cio, por exemplo, é preciso calma e muita atenção. O intervalo entre cios na fêmea suína é de aproximadamente 21 dias (variando de 18 a 24 dias). O recomendável é que seja feita a análise duas vezes por dia e com o intervalo entre as detecções, o mais próximo de 12 horas.

Porém, para satisfazer os horários de trabalho, sugere-se a primeira detecção às 7h00 e a segunda às 16h30, logo após o fornecimento das rações. Para que as marrãs manifestem precocemente o seu primeiro cio é preciso realizar o manejo de indução, promovendo o contato diário entre elas (a partir de 150 dias de idade) e machos adultos.

Contudo, deve-se alojar as leitoas distantes dos machos para obter os benefícios do efeito surpresa no manejo com os cachaços, evitando ao máximo a “baia de namoro”.

Entre as dicas estão:

  • Utilizar machos adultos: mais de 280 dias de idade, com interesse em estimular as fêmeas, ou seja, deve ser ativo. Também deve apresentar bom estado corporal e aparelho locomotor;
  • O macho deve entrar na baia: fazê-lo circular e ter contato focinho a focinho com todas as fêmeas da baia e uma pessoa estimulá-las fazendo pressão lombar;
  • Fazer rotação de machos: estímulos diferentes são importantes, pois cada macho tem seu cheiro próprio;
  • O manejo de estímulo com o macho deve durar de 10 a 15 minutos por baia.

Uma boa matriz, com um manejo eficiente, pode ter até dois anos e meio de vida reprodutiva com a média de 6 a 7 gestações por ano.

Sobre a Granja Peru

Foto aérea da Granja Peru - Arapongas PR
Foto aérea da Granja Peru – Arapongas PR

A Granja Peru de Suínos possui um plantel geneticamente diferenciado, produzindo reprodutores de alto potencial e vem repassando aos clientes suinocultores essa tecnologia de ponta. A produção da Granja Peru tem várias opções e finalidades, procurando servir bem a suinocultura nacional. Para isso, coloca no mercado uma excepcional genética, com a tradição há mais de 46 anos, na produção de fêmeas puras (avós), reprodutores puros (avôs), fêmeas F1, de várias raças e linhagens de reprodutores e terminadores, para produção de cevados com alto potencial e deposição de tecido magro, carcaças com mais músculos e menos gordura, os chamados “suínos light”.

Os reprodutores e matrizes da Granja Peru se destacam pela produção de descendente com excelentes taxas de crescimento, proporcionando melhor rendimento em cortes nobres.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM