CRV Lagoa disponibiliza bastão marcador para verificar cio

CRV Lagoa disponibiliza bastão marcador para verificar cio

bastao-marcador-vaca-cio
Foto: CRV Lagoa

IATF: CRV Lagoa disponibiliza ao mercado bastão marcador que reconhece vacas em pleno cio, é possível reconhecer quase 90% das vacas em pleno cio

O sucesso na taxa de prenhez das fêmeas submetidas a um protocolo de IATF depende de vários fatores, sendo o mais importante deles a resposta fisiológica da vaca ao protocolo, ou seja, se ela realmente foi sincronizada. A forma mais segura para essa verificação é se ela manifestou cio ou não no intervalo da retirada do implante de progesterona até o dia da inseminação.

A CRV Lagoa passa a oferecer aos seus clientes uma ferramenta acessível e que vem sendo utilizada cada vez mais pelos técnicos de todo o mundo. Trata-se do All-Weather® Paintstik®, bastão marcador de cauda que pode reconhecer quase 90% das vacas em pleno cio. A empresa norte-americana fabricante dos bastões possui mais de 40 anos de experiência em identificação de gado.

O bastão, desenvolvido exclusivamente para climas extremamente quentes, pode identificar as vacas que estão no cio, mas não vão continuar assim por muito tempo e, portanto, não seriam detectadas apenas por observação. O produto é atóxico, resistente às mudanças climáticas e ao desbotamento, além de suportar temperaturas de até 54 graus centígrados, podendo ser usado em animais secos ou molhados.

Fabio Frigoni, supervisor técnico de Serviços da CRV Lagoa, explica que, ao pintar a base da cauda da fêmea, pode-se ter indícios de que ela manifestou cio ou não. “As fêmeas que aceitam a monta, ou seja, dão sinal de cio, terão a tinta do bastão borrada ou totalmente limpa. Dessa forma, o técnico já terá uma ideia se o protocolo utilizado teve uma boa resposta ou não. A partir daí, poderá tomar algumas medidas estratégicas dentro do lote para otimizar o resultado”, destaca.

Os bastões marcadores All-Weather® Paintstik® foram desenvolvidos para serem utilizados de forma estratégica dentro dos programas reprodutivos da bovinocultura brasileira, tanto para auxiliar na detecção do cio natural quanto para medir a porcentagem das fêmeas que manifestaram cio nos programas de IATF.

Os bastões marcadores estão disponíveis em cinco cores para simplificar o processo de identificação, podendo selecionar os animais por outras características como apartes, acasalamentos, classificações, aplicações e manutenção de saúde em geral.

bastao-marcador-crv-lagoa
Foto: CRV Lagoa
bastao-informativo-crv-lagoa
Foto: CRV Lagoa

Via CRV Lagoa