Desmama de bezerros: ração peletizada ou concentrado farelado?

Desmama de bezerros: ração peletizada ou concentrado farelado?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

A utilização de concentrado na alimentação de bezerros é de suma importância para o desenvolvimento das papilas ruminais, que são estruturas responsáveis pela absorção de nutrientes.

Além disso, o concentrado é um dos melhores critérios utilizados para o desaleitamento de bezerros.

Objetivo

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a utilização de um ração peletizada comercial em substituição ao misturado na própria propriedade.

Ração Peletizada (Esquerda). Concentrado Farelado (Direita)

Material e Métodos

O experimento foi realizado no Setor de Gado de Leite da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo o concentrado comercial (CC) peletizado fornecido pela empresa Evialis do Brasil Nutrição Animal – Marca Presence. O concentrado farelado (CF) foi misturado a base de milho, farelo de soja e minerais, sem a presença de pré- ou pró-bióticos e palatabilizantes. Os bezerros foram distribuídos de forma aleatória logo após o nascimento, independente de seu peso, que era registrado no nascimento.

Os animais passavam pelo período de colostragem após o nascimento durante cinco dias, e, após a realização da colostragem, eles eram então submetidos a duas refeições de leite, sendo a água e concentrado à vontade. A partir do sexto dia de vida, eram fornecidos 700 g/d de concentrado, até que os animais os consumissem por três dias seguidos.

Posteriormente, eram fornecidos 1200 g/d de concentrado até o consumo do mesmo por apenas um dia. Este consumo determinou o desaleitamento dos mesmos. Ao desaleitamento foram registrados o peso e altura dos animais. Todos os dias, durante o aleitamento da manhã, os baldes de concentrado eram esvaziados e eram colocadas novamente as quantidades requeridas (700 ou 1200 g).

Resultado e Discussão

O ganho médio diário (GMD), ganho de altura, relação ganho de peso/altura, idade para o consumo de 700 g/d e ao desaleitamento. Os dados foram avaliados com um delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e sete repetições para o CF e oito repetições para a CC. Foi verificado mesmo desempenho entre os alimentos utilizados, com ganho de peso e altura de 515 g/d e 0,15cm/d, respectivamente. No entanto, a ração peletizada proporcionou uma menor idade tanto para o consumo de 700 g/d (56d CF e 44d CC), quanto para o de 1200 g/d (67d CF e 56d CC).

Possivelmente, a ração peletizada tem uma maior palatabilidade pela presença de melaço na ração, promovendo um maior estímulo ao consumo. Outro ponto a ser considerado é a forma física, que pode permitir uma apreensão mais fácil do alimento, embora os dados da literatura sejam contraditórios a respeito deste quesito.

Conclusões

Portanto, conclui-se que o concentrado comercial peletizado permite uma redução de 10 dias na idade a desmama de bezerros holandeses, independente do método de desmama.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Atua com foco no atendimento ao cliente, qualidade dos serviços prestados e no alcance de metas e melhores resultados para a sua empresa. (35) 99894-0080 thiagorp100@gmail.com