PARTILHAR

A qualidade de produção dos touros DI GENIO, dos mais jovens aos consagrados, aparece nos pedigrees de muitos animais premiados na pista de julgamento.

A Expoinel Minas 2020, organizada pela Nelore Minas, foi realizada no início do mês, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com mais de 400 animais da raça e com grande destaque para os descendentes do raçador LANDAU DA DI GENIO. O touro teve quase cem filhos e netos, de diversos rebanhos nacionais, inscritos para o julgamento por seus criadores e expositores.

Muitos atraíram a atenção do público presente na mostra e o olhar cirúrgico do jurado Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. As premiações de maior relevância da linhagem LANDAU foram concedidas às três melhores fêmeas do Grande Campeonato. A terceira colocada Viatina 19 FIV Mara Móveis, a Reservada Grande Campeã, Sillara Fort. VRJC e a Grande Campeã Iris 8 da Valônia são irmãs por parte de pai.

As três filhas do touro da Di GENIO foram elogiadas principalmente pela uniformidade fenotípica e a morfologia de fortes características frigoríficas. “Elas são modelos de animais produtores de carne com carcaça comprida, larga e profunda. As fêmeas com todas essas qualidades ainda mostram grande beleza racial e habilidade materna”, disse Arnaldinho. Os proprietários da Grande Campeã comemoraram o título que repetiu o da pista da Expoinel 2019. “Ela é uma rês excepcional em desempenho e responde positivamente a tudo que precisamos e exigimos dela. Agora a meta é ExpoZebu”, disse Murilo Gibertoni.

Outro feito importante foi protagonizado pelo conjunto de netos do LANDAU e filhos do OPOSITOR DA DI GENIO ao vencer o concurso “Progênie Jovem de Pai”. “Isso mostra a essência do trabalho do Nelore DI GENIO. O Landau era muito jovem quando começamos a usá-lo e o touro logo produziu o Opositor que já se destaca como pai em uma exposição importante. Nós sempre apostamos no uso da genética precoce e esse protocolo é preconizado também na pecuária comercial que desenvolvemos no Mato Grosso do Sul e acompanhamos em diversas fazendas. Trabalhamos um rebanho só buscando animais que tenham alto desempenho produtivo e boa avaliação, mas que também sejam lapidados e preservados em suas características raciais. Porque não fazer os animais bonitos que agradam zootecnicamente tanto aqui quanto numa feira de gado avaliado como é a ExpoGenética, por exemplo”, contou o gerente de pecuária de Nelore DI GENIO, Antonio Aurico Flores.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com