Dia do Agricultor: Garantindo o alimento e a economia de uma nação

Dia do Agricultor: Garantindo o alimento e a economia de uma nação

PARTILHAR
Soja
Fonte: Correios

É dia de homenagear quem escolheu o campo como filosofia de vida e passou os ensinamentos da terra para os filhos e netos, hoje é Dia do Agricultor.

O agronegócio é um orgulho nacional há muito tempo. É no campo que a economia brasileira consegue algum resultado positivo, mesmo na pior das crises, e é entre os produtores rurais que o país sempre deposita a esperança de dias melhores.

Muitos falam da capacidade do Brasil alimentar boa parte do planeta com suas exportações, mas o agro vai muito além dos grandes fazendeiros, afinal, quem vive no campo é fundamental para o setor, desde o pequeno até a maior das lavouras. Parabéns agricultor, hoje é o seu dia, mas sabemos que a lida é diária!

O Brasil se tornou um dos maiores produtores de alimentos e insumos agropecuários do mundo. A dedicação, tradição e uso de tecnologias pelo agricultor vêm fazendo com que o setor seja o pilar principal da economia de toda a nação. Confira!

A evolução da agricultura no Brasil, confira!

Exportações para China

As importações chinesas de milho chegaram a 880 mil toneladas em maio, volume 25% superior ante o registrado em junho de 2019. No acumulado do ano, o país importou 3,66 milhões de toneladas do cereal.

De trigo, os chineses importaram 910 mil toneladas no mês passado, alta de 197,1% na comparação anual. Nos seis primeiros meses do ano, as importações do cereal pelo país asiático totalizaram 3,35 milhões de toneladas.

A China importou 90 mil toneladas de algodão no mês passado, recuo de 42,7% ante igual intervalo de 2019. A importação da fibra natural totalizou 900 mil toneladas entre janeiro e junho deste ano.

As importações chinesas de soja totalizaram 11,16 milhões de toneladas em junho deste ano, aumento de 72,7% ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China. No primeiro semestre deste ano, o país asiático importou 45,04 milhões de toneladas da oleaginosa.

Garantindo a Infraestrutura

Os produtores rurais da Bahia, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), começaram nesta segunda-feira, 27, a pavimentação de mais uma estrada no estado do estado. Serão asfaltados 31 km e requalificados outros 14 km da linha Timbaúba, em Luís Eduardo Magalhães.

Com previsão de ser concluída até setembro deste ano, a obra deve beneficiar cerca de 300 famílias que dependem diretamente da estrada e impulsionar a economia da região. A gente percebe que o produtor rural não atua só na infraestrutura da estrada, eles constroem pontes de ônibus para crianças irem a escolas, arrumam as escolas, investem em infraestrutura de hospitais.

Agricultor quer mais, mais produtividade

Produtores de soja do Brasil deverão aumentar a área plantada com soja em 3,8% na temporada 2020/21, para históricos 38,43 milhões de hectares, com preços favoráveis permitindo que o setor tenha o maior crescimento no plantio de um ano para o outro desde a temporada 2014/15, estimou nesta segunda-feira a consultoria Arc Mercosul.

Com essa área, a safra de soja do Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, poderia atingir um recorde de 129,15 milhões de toneladas, aumento de 3,44% ante 2019/20, segundo a Arc Mercosul, em sua primeira projeção para a nova temporada, cujo plantio começa em setembro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com