Dia Mundial da Alimentação: Live mostra os desafios enfrentados

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Embrapa promove a live “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Oportunidades e Desafios”. na sexta, 15 de outubro, às 10h.

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os três centros de pesquisa da Embrapa no estado do Rio de Janeiro (Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos) promovem, na sexta, 15 de outubro, às 10h, a live “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Oportunidades e Desafios”. A transmissão será pelo canal da Embrapa no YouTube.

O moderador do evento será o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), reconhecido por seu trabalho no tema desperdício de alimentos.

A palestrante da Embrapa Agrobiologia (Seropédica) será a pesquisadora Mariella Uzêda, que abordará agricultura, conservação e segurança alimentar. “Atualmente, 75% da alimentação humana se restringe a 12 plantas, das quais três são hegemônicas – milho, trigo e arroz. É muita simplificação”, conta a cientista. “Desvalorizamos tanto o conhecimento local que hoje se estabeleceu um rótulo para a comida – comida de pobre e comida de rico. E o que é comida de rico? Carne e os ultraprocessados. É uma inversão muito grande!”, completa.

Já pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro), fará a apresentação a também pesquisadora Ana Paula Dias Turetta, que tem projeto aprovado no Edital Rural Sustentável, “Sustentabilidade à mesa: desenvolvendo queijo curado artesanal baixo carbono no Cerrado, com responsabilidade socioambiental e bem estar animal”.

Ana também fez a abertura, no dia 30 de junho, do webinar “Oportunidades de Foodtech no Brasil”, evento organizado pela “Low Carbon Business Action” Brasil, em conjunto com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Lembrando que o assunto é oportuno e foi abordado durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021, cujo tema foi: “Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Motor do Desenvolvimento das Américas”.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) terá como convidado o pesquisador Murillo Freire Junior, licenciado em Ciências Agrícolas; Engenheiro Agrônomo; com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Pós Doutorado no CIRAD em Montpellier/França; e representante brasileiro do Comitê de Peritos da FAO-América Latina e Caribe para o tema perdas de alimentos.

Fonte: Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com