Dica de sucesso: Veja como fazer sangria para beber!

PARTILHAR

Você já tomou sangria? Calma, não estamos falando de nada com cenas fortes ou nojenta, a Sangria é uma bebida extremamente saborosa. Veja!

sangria, também bastante conhecida como zurra, é uma bebida ou coquetel feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, sumo (ou suco) de fruta, pedaços de frutos e açúcar. Pode levar outras bebidas como aguardente (cachaça, no Brasil). Deve ser bebida bem fresca, recorrendo, se necessário, a gelo.

Tradicionalmente, é uma bebida associada a Portugal e Espanha, que são os únicos países em que se pode produzí-la e exportá-la de acordo com as regras da União Europeia e onde está presente desde pelo menos o início do Século XIX. Perfeita para receber os amigos, essa sangria tem um toque de ultrafrescor: os cubos de abacaxi vão direto do congelador para a jarra!

INGREDIENTES

  • ½ garrafa de vinho tinto (375 ml)
  • 1 lata de água tônica
  • ½ xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 1 laranja-baía)
  • 1 maçã fuji
  • ½ abacaxi em cubos médios congelados
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de gim (opcional)
  • cubos de gelo a gosto

MODO DE PREPARO

1. Coloque o caldo de laranja numa jarra grande e reserve. Lave, seque e mantenha a casca da maçã. Com um fatiador de legumes, corte a maçã em fatias finas, no sentido da largura (se preferir fatie fino com a faca), e transfira para a jarra com o caldo de laranja.

2. Junte os cubos de abacaxi congelado, o açúcar e misture com cuidado para não partir as rodelas de maçã. Leve para a geladeira e deixe macerar por, no mínimo, 30 minutos ou até a hora de servir. Enquanto isso, aproveite para gelar o vinho e a água tônica.

3. Na hora de servir, adicione às frutas o vinho, a água tônica e misture. Coloque os cubos de gelo no copo para servir – esse é o segredo para a sangria não ficar aguada.

CUBOS DE ABACAXI CONGELADOS PARA DRINQUE

Descasque e corte o abacaxi em cubos. Distribua os cubos numa assadeira sem encostar ou sobrepor um no outro e leve ao congelador por, pelo menos, 40 minutos. Depois de congelados, transfira os cubos para um saco plástico e volte ao congelador. Assim eles ficam soltinhos e prontos para usar em drinques.

Em Portugal, tradicionalmente, adicionam-se, à sangria, especiarias (pau de canela) e ervas aromáticas frescas (hortelã). Em algumas versões da sangria, é costume, misturar, também, outros tipos de bebidas alcoólicas, como por exemplo licor beirão ou macieira.

Em Portugal, existem diversas variedades de sangrias: algumas, em vez de utilizarem vinho, utilizam, por exemplo, vinho espumante com frutos vermelhos, como bagas de groselha, mirtilo e framboesas.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.