PARTILHAR

A estação de monta está a todo vapor no país, confira algumas dicas de touros com genética Brangus para usar em suas matrizes afim de produzir bezerros superiores.

O Brangus é uma raça sintética oriunda do cruzamento entre Angus (62,5%) e Zebu (37,5%), podendo esta ter pelagem preta ou vermelha. São animais rústicos e com grande capacidade de produzir animais com alto ganho de peso e com uma carne de alta qualidade, os touros são animais que se reproduzem muito bem a campo em todo o território nacional suportando altas temperaturas, umidade e frio sem deixar de serem altamente produtivos e eficientes.

Nos últimos dez anos, o número de registros de bovinos da raça Brangus cresceu mais de 80% no Brasil, passando de cerca de seis mil para 10.785 animais registrados, conforme a Associação Brasileira de Brangus (ABB). Reconhecida por fornecer carne com gordura entremeada valorizada por mercados exigentes, a raça encontra-se em franca expansão de norte a sul do País.

Conversamos com o pecuarista e criador da raça Brangus no sul de Goiás, Mauricio Garcia Almeida, ele nos indicou alguns animais com sêmen disponível em centrais de inseminação brasileiras para usar na estação de monta em protocolos de (IATF). Mauricio confessa quem tem optado por touros americanos, que além de tamanho, são selecionados por características de carcaça (área de olho de lombo e marmoreio) entretanto é necessário escolher com cuidado, pois a tendência é que esses animais não depositem gordura precocemente, tão desejado pelos intensivistas da pecuária.

Leia também

“A maior parte dos animais Brangus está nos rebanhos de produtores comerciais, que são a grande maioria no País, e somente as cabanhas especializadas em produzir animais com genética superior é que costumam registrá-los nas suas respectivas associações”, detalha o cientista que também preside o Conselho Técnico da ABB. Para ele, a expansão da raça Brangus é fruto de esforço de pesquisa.

Dicas de Touros de genética Brangus

O sêmen é utilizado em vacas Nelore para aproveitar os benefícios do melhor desempenho dos filhos em relação aos pais, utilizando o melhor de cada raça (heterose).

BWCC Righteous 468B (Alta Genetics)

Touro Brangus Righteous - Alta
Foto: Alta Genetics

Vem de um dos criatórios mais renomados dos Estados Unidos, Blackwater Cattle CO, nova opção de pedigree dentro do Brangus, touro de muita estrutura, profundidade e musculatura que irá acasalar muito bem com fêmeas de tamanho moderado.

Avaliação destacadíssima para peso a desmama, peso ao ano, perímetro escrotal, área de olho de lombo e marmoreio, indicado para rebanhos Brangus PS e comerciais. Para comprar, clique aqui.

BWCC CRUISE 107B3 (Select Sires)

touro brangus cruise
Foto: Select Sires

Indicado para novilhas, possui selo de fertilidade. CRUISE é a combinação perfeita de dois pedigrees de muita importância no Brangus. Muito correto de prepúcio, precoce, com excelente linha superior, ossos fortes e de muita pureza racial. Criador: Blackwater Cattle Company. Para comprar, clique aqui.

Sampson (Semex Brasil)

Foto: Semex

Sampson é recordista de vendas no Brasil, destaque IATF na bateria da Semex, um dos melhores touros para correção de umbigo, progênie muito uniforme e pelo curto, imprime qualidade de carcaça, TOP 15% para AOL, TOP 10% para IMF. Para comprar, clique aqui.

MC SOMETHING SPECIAL (ST Repro)

touro brangus something special
Foto: ST Repro

Excelente avaliação para facilidade de parto acompanhado de massa, musculatura e volume. Foi um dos touros TOP na avaliação ao ano de sua safra na Blackwater. Criador: Blackwater Cattle Company / USA. Para comprar, clique aqui.

MC CROSS FIT 129E2 (Select Sires)

touro brangus crosfit
Foto: Select Sires

Facilidade de parto acima da média, top 1% da raça para PD, PA e CE, ranqueado em top 1% para AOL e top 3% para MARM. Adicione qualidade de carcaça em suas fêmeas Brangus e/ou F1. Com dados de ultrassonografia de carcaça impressionantes (AOL=14; AOL/100=1.25; MARM=7.2), MC CROSS FIT reúne as melhores genéticas de Brangus dos Estados Unidos (Mound Creek x Blackwater Cattle Company). O melhor lote do leilão de 2018 da Mound Creek, MC Cross Fit combina projeções para ganho de peso e qualidade de carcaça extremamente raras na raça. Criador: Mound Creek Ranches. Para comprar, clique aqui.

Melhoramento genético da raça Brangus

Especialmente nos últimos 30 anos, as pesquisas com melhoramento genético bovino vêm trabalhando as características de maior interesse do setor produtivo. Segundo o pesquisador Marcos Yokoo, da área de melhoramento genético da Embrapa Pecuária Sul, o objetivo é gerar mais ganhos para o pecuarista e para o consumidor. O trabalho científico busca características demandadas pelos produtores: animais mais resistentes a carrapato, mais produtivos e mais dóceis. “Além disso, a pesquisa visa resgatar a linhagem original do rebanho Brangus-Ibagé, raça formada no ano de 1946, no Brasil, no município gaúcho de Bagé”, conta Yokoo, responsável pela pesquisa.

Tourinhos da Saga Brangus

Caso trabalhe também com monta natural, uma opção é a aquisição de tourinhos da raça através de criadores pelo Brasil. “Aqui na Saga não temos a intenção somente de aumentar o rebanho, mas sim diminuir os custos operacionais com o uso de tecnologias que possam viabilizar isso. O melhoramento genético da raça Brangus é feito com a responsabilidade de criar animais adaptados, precoces, que cubram à campo e que tenham desempenho e performance no ganho de peso. Só comercializamos touros da raça que temos certeza que usaríamos em nosso rebanho” comentou Mauricio. Para informações e dúvidas entre em contato pelo telefone (64) 3634-1872 e (64) 99625-6268 ou ainda pelo e-mail brangus_saga@hotmail.com

Raça Brangus cresce mais de 80% no Brasil em dez anos

Importância e benefícios do ultrassom na pecuária

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.