Eles são os 10 maiores produtores de carne bovina do mundo

PARTILHAR
Foto: Carne Fazenda Carioca
Foto: Carne Fazenda Carioca

Com grande destaque no mercado mundial de proteínas, a produção brasileira de carne bovina saltou de pouco mais de 1,3 milhão de toneladas em 1961 para quase 10 milhões no ano passado. Veja os 10 maiores produtores de carne bovina do mundo.

Afinal de contas, quem é o maior produtor de carne bovina do mundo e, como o gigante brasileiro fica nesse podium? De quinto lugar à vice-liderança. Essa é a situação do Brasil no ranking de maiores produtores de carne bovina do mundo ao decorrer das últimas quatro décadas. É o que mostra gráfico animado compartilhado neste sábado (3) pelo perfil Geografia em 3 Minutos no Instagram.

Os Estados Unidos é o país que mais produz carne bovina no mundo por alguma margem. As previsões para 2022 do Departamento de Agricultura dos EUA e da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), indicam uma produção de 12,6 milhões de toneladas de carne bovina neste ano.

A partir de dados da Food and Agriculture Organization (FAO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o perfil divulgou gráfico interativo originalmente produzido pela equipe do projeto Investidores Brasil. Na arte, é possível ver como a produção brasileira de carne bovina saltou de pouco mais de 1,3 milhão de toneladas em 1961 para quase 10 milhões no ano passado.

Em segundo lugar está o Brasil, posto que ocupa desde 1992 quando a União Soviética foi dissolvida. Além de manter a posição, o país tem se aproximado do ainda líder Estados Unidos, que em 2021 superou a marca das 12 milhões de toneladas na produção de carne bovina, conforme supracitado.

A pecuária de corte brasileira, segundo o BEEF REPORT 2022, abateu cerca de 39,1 milhões de cabeças no ano de 2021, o que totalizou uma produção de carne bovina de 9,7 milhões de TEC. Dessa produção, foram destinados a exportação o volume de 2,4 milhões de TEC, ou seja, 25,5% de toda a carne produzida pelo Brasil. As outras 7,2 milhões de TEC ficou no mercado interno, gerando um consumo per capta de 34,3 kg/ano.

Conforme mostra o gráfico, a China aparece na terceira colocação, sendo seguida pela Índia — que, segundo divulgado, ultrapassou a Argentina no ano passado.

Índia grande produtora de carne bovina?

A maioria dos indianos são hindus, que consideram as vacas sagradas e se abstêm de comê-las. Há multas pesadas para o abate de vacas em muitos estados indianos e a violência relacionada ao contrabando de vacas tem aumentado recentemente. A Índia abate legalmente um grande número de búfalos, que são exportados para países como Vietnã, Egito, Malásia e Arábia Saudita.

Dessa forma, as mais de 4 milhões de toneladas são oriundas de cortes de búfalos — mas que entram nas classificações de carne bovina da FAO e de outras autoridades internacionais, como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA).

“A Índia abate legalmente um grande número de búfalos”

“Há multas pesadas para o abate de vacas em muitos estados indianos e a violência relacionada ao contrabando de vacas tem aumentado recentemente”, informa o Geografia em 3 Minutos.

Mapa vê aumento de 23% na produção total de carnes brasileiras em 10 anos

Em seu recém-lançado estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2021/22 a 2031/32”, o MAPA projeta que dentro de 10 anos o País pode estar produzindo perto de 35 milhões de toneladas das carnes bovina, suína e de frango, 23% a mais que o estimado para o corrente exercício.

Em um ou outro caso, 53%/54% do total produzido estarão representados pela carne de frango. A carne bovina responderá por 28%/29%. E os restantes 17%/18% ficarão com a carne suína. É uma participação não muito diferente da observada neste ano, quando a carne de frango deve responder por 53,37% da produção total prevista, a bovina por 29,62% e a suína por 17,02%.

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com