Embrapa lança e-book sobre ILPF, baixe agora

Embrapa lança e-book sobre ILPF, baixe agora

PARTILHAR
Foto: Ronaldo Rosa / Embrapa

Nas mais de 800 páginas, o leitor fará uma imersão nos conceitos dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; essa é a maior publicação sobre ILPF é lançada no Brasil.

A Embrapa disponibiliza a partir desta terça-feira, 1º de outubro, gratuitamente, o e-book “ILPF – inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta”. A obra editada pelos pesquisadores Davi José Bungenstab, Roberto Giolo, Valdemir Laura, Luiz Carlos Balbino e André Dominghetti é a maior sobre o tema voltada à agricultura tropical.

Ela conta com 50 capítulos, 170 autores (nacionais e internacionais), de instituições públicas e privadas, e em quase 900 páginas reúne o que há de mais atual em relação aos sistemas integrados de produção, de forma objetiva e abrangente.

Procuramos apresentar um panorama para as condições brasileiras e iniciativas internacionais relacionadas.

“Procuramos apresentar um panorama para as condições brasileiras e iniciativas internacionais relacionadas. A iniciativa nacional de incentivo aos sistemas de integração só é possível neste País, com maior eficiência de uso da terra e de recursos, e com a possibilidade de produzir até três safras ao ano”, afirma Roberto Giolo, um dos editores técnicos. A Empresa brasileira, por sua vez, é uma das pioneiras na tecnologia de sistemas integrados, sendo que o contexto de sustentabilidade agropecuária sempre esteve no escopo de seus projetos em quatro décadas.

“Muitas vezes isolado, mas aos poucos se percebeu que esse contexto holístico é cada vez mais necessário e, gradativamente, alinhamos tantas tecnologias a essa visão”, complementa Balbino, pesquisador com 25 anos de experiência no assunto.

Foto: Gabriel Rezende Faria / Embrapa

O esforço dos especialistas é uma prova de que a agricultura tem que se adaptar aos territórios, as adversidades climáticas, geográficas, sociais, gerar qualidade de vida, suprir necessidades nutricionais e ofertar experiência tanto pelo aspecto alimentar quanto pelo prazer do alimento.

“Mas, sobretudo promover sustentabilidade: poupando terra, estocando carbono, conservando e produzindo água e ofertando serviços ambientais e os sistemas integrados possuem tais características e contribuem com benefícios para além da produtividade e da produção”, enfatiza o diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares.

Ele reforça que a sustentabilidade será a moeda do futuro e as instituições serão cobradas pelo consumidor e pela sociedade em gerar ativos tecnológicos sustentáveis.

Foto: Kelem Silene Cabral Guimarães / Embrapa

A primeira versão do livro foi em 2011. Devido à procura, a segunda edição ampliada já foi lançada em 2012 e, em 2014, chegou a versão em inglês. Nas mais de 800 páginas, o leitor fará uma imersão nos conceitos dos sistemas de integração, com os recentes resultados de pesquisa, obtidos em experimentos a campo.

A primeira parte do livro levanta temas estratégicos sobre o agronegócio, a contribuição para a neutralização de carbono, a intensificação e o papel dos sistemas integrados. A segunda engloba os diversos componentes do sistema e seus impactos na melhoria do processo produtivo.

“É uma abordagem prática, que vai de instruções de como estabelecer árvores a sugestão de métodos para realizar a análise financeira e planejamento de fluxo de caixa”, observa o editor Davi Bungenstab. 

Já a terceira parte apresenta os sistemas nos principais Biomas brasileiros, com casos de sucesso e participação de produtores rurais inovadores, de todas as escalas de produção. Por fim, o último bloco traz o potencial desses modelos na África, na Europa e América do Sul.

Foto: Breno LOBATO / Embrapa

Lançamento

O e-book “ILPF – inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta” será lançado durante o Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) no dia 1º de outubro, no Side Events ILPF, no Small Theater. O Congresso acontece em Curitiba (PR) até o dia 5 e é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa.

Para ter acesso ao material, basta clicar aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com