Encontro Acadêmico reuniu futuros Médicos Veterinários

Encontro Acadêmico reuniu futuros Médicos Veterinários

v
Foto: Zebu Fértil

Evento focado em melhoramento genético e reprodução bovina atendeu as expectativas do público na cidade de Campo Grande.

A Zebu Fértil realizou neste sábado (22) o Encontro Acadêmico Zebu Fértil 2017 que reuniu alunos e professores das faculdades de Medicina Veterinária do estado do Mato Grosso do Sul. O encontro aconteceu no Campus da Universidade Anhanguera-Uniderp – Agrárias e contou com a parceria da CRV Lagoa e Zoetis, com o apoio da Pro-Fissa e organizado pela Gest AgroMarketing.

encontro-academico-zebu-fertil-2017-2
Foto: Zebu Fértil

A primeira palestra do dia foi com Cassiano Pelle, Gerente do programa de melhoramento genético Paint da CRV Lagoa, projeto esse que deu-se início em 1994 e passou por várias transformações durante os últimos anos e vem trazendo resultados positivos dentro da esfera de melhoramento. Uma frase bem enfática que Cassiano deixou claro durante sua apresentação – “Avaliação genética é diferente de seleção” – pois dentro da pecuária moderno que o Brasil quer alcançar tanto alcançar é necessário melhorar geneticamente nosso rebanho.

encontro-academico-zebu-fertil-2017
Foto: Zebu Fértil

Logo depois tivemos o experiência de Gustavo Pranzetti Vieira da Veredas Pecuária de Corte que mostrou a impacto econômico da eficiência reprodutiva e vários números do que significa o implemento de pontos percentuais no seu índice de fertilidade e nos deu um exemplo de que aumentanto em 5% da sua taxa de fertilidade no seu rebanho você terá um lucro maior de 19%. Também salientou que existem pilares da pecuária lucrativa e ela passa por: genética, nutrição e manejo de pastagens e que é fundamental fazer o certo da porteira pra dentro.

encontro-academico-zebu-fertil-2017-3
Foto: Zebu Fértil

O show ficou por conta do professor José Luiz Moraes de Vasconcelos, mais conhecido com Prof. Zequinha que norteou os participantes sobre a importância de alguns fatores na fertilidade das fêmeas, fazer tanto as primíparas e multíparas parirem cedo. Um tópico da palestra que gerou bastante comentários, foi a tese do professor de fornecer milho para as matrizes e novilhas durante o processo de IATF e mostrou estudo que compravam a eficácia do método.

encontro-academico-zebu-fertil-2017-3
Foto: Zebu Fértil

Daniel Biluca da Zoetis ficou com a missão de falar sobre Genômica e suas oportunidades, assunto que vem ganhando força dentro do cenário pecuário brasileiro com muita força.

encontro-academico-zebu-fertil-2017-3
Foto: Zebu Fértil

Por fim no encerramento, tivemos Renato Roscoe que é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa ficou com a incumbência de mostrar a realidade profissional do país e dizer o quão é importante que os alunos de hoje tomem as redeas de suas carreias profissionais amanhã.

professor-zequinha-encontro-academico-zebu-fertil
Foto: Marcio Peruchi