Escola técnica paulista oferece cursos para o agronegócio

Escola técnica paulista oferece cursos para o agronegócio

PARTILHAR
thais souza olhando o gado nelore
Foto: Thais G. Sousa

Fatecs de São Paulo oferecem cursos voltados para o agronegócio; cursos como Silvicultura, Agroindústria, Gestão Ambiental e Mecanização em Agricultura de Precisão estão disponíveis

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estão com inscrições abertas para o processo seletivo até 22 de julho, exclusivamente pelo site – no último dia o prazo vai até 15 horas. Neste segundo semestre de 2020, o Vestibular para os 81 cursos superiores tecnológicos gratuitos se dará por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online.

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.

A mudança do critério de seleção se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia. A previsão é de que as aulas comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das atividades presenciais.

O Vestibular das Fatecs oferece um total de 15,8 mil vagas para cursos de graduação tecnológica em todas as regiões do Estado. A taxa integral da inscrição é de R$ 39, valor 44% inferior à do primeiro semestre de 2020. O resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição será divulgado na próxima segunda-feira (13).

Os cursos superiores de Tecnologia são uma alternativa cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. O Brasil segue os passos de países como Chile e Coréia, onde essa modalidade é mais difundida, e amplia cada vez mais as opções de estudo.

Big Data no Agronegócio

Profissionais que têm conhecimentos sobre plantio, pulverização, irrigação, colheita, manejo do solo e monitoramento de pragas e que sabem como lidar com linguagens de programação, computação em nuvem e implementação de coleta e transmissão de dados. Esse é o perfil dos alunos que se formam na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia.

Conteúdo programático do curso foi baseado em mestrado oferecido na Finlândia e nos Estados Unidos
Conteúdo programático do curso foi baseado em mestrado oferecido na Finlândia e nos Estados Unidos |Foto: Gastão Guedes

A formação, única no Brasil, começou a ser oferecida em 2017 pelo Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, mantida pela Jacto, com apoio de empresas como Intel, Totvs e SAP. O conteúdo programático foi baseado em cursos de mestrado oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos e a metodologia ativa veio do Canadá.

Confira alguns cursos voltados para o agronegócio que são oferecidos pela FATEC:

  • Agroindústria
  • Agronegócio
  • Análise de Processos Agroindustriais
  • Big Data no Agronegócio
  • Geoprocessamento
  • Gestão Ambiental
  • Hidráulica e Saneamento Ambiental
  • Mecânica de Precisão
  • Mecânica – Modalidade Processos de Produção
  • Mecânica – Modalidade Projetos
  • Mecânica: processos de soldagem
  • Mecanização em Agricultura de Precisão
  • Meio Ambiente e Recursos Hídricos
  • Silvicultura

Se vocês estiver interessado por um desses cursos ou talvez outra opção, clique aqui e confira a lista completa dos cursos e quais cidades oferecem esse curso. Guia das Profissões Tecnológicas 2020 – Veja as características de cada um dos cursos superiores de tecnologia oferecidos pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), clique aqui e faça o download.

Além de formar profissionais, a Fatec prepara empresas para contratar seus alunos. A Região de Marília, onde está a faculdade, tem indústrias do setor de alimentos que não absorveriam os tecnólogos com essa especialização porque não sabiam como aproveitar sua formação. Este é um dos grandes diferenciais da instituição.

Inscrições para o Vestibular segundo semestre de 2020

O candidato que quiser disputar uma vaga do Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 22 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site, clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.