Escolha certa de touros reprodutores pelo rebanho

Escolha certa de touros reprodutores pelo rebanho

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O touro é um insumo tão importante na pecuária como a semente é na agricultura.

Por Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

Considerando o impacto do reprodutor no rebanho (positivo ou negativo) do ponto de vista do tempo, o touro é um insumo ainda mais importante que a semente. O acerto (ou erro) na escolha não se dará no período restrito de uma safra, mas no mínimo por 18 meses (gestação mais tempo para desmame).

Se o produtor retiver os filhos deste reprodutor para engorda ou as fêmeas para a cria o período de impacto será muito maior e alcançará vários anos no desempenho produtivo e econômico da propriedade. Compreendido isto fica fácil aceitar que a escolha do rebanho de origem dos touros (o fornecedor) é mais importante do que o próprio animal, pois os o sistema de produção e seleção do rebanho de origem será o pacote tecnológico contido no animal.

Algumas características que fazem um bom rebanho fornecedor de genética

1. Rebanho que faça de seleção de verdade

Um rebanho para, verdadeiramente, se intitular de “selecionador” deve tem um sistema de seleção com critérios bem definidos e disciplina para aplicá-los anualmente. Desta forma, serão continuamente medidos os dados de desempenho dos animais, descartados os inferiores e multiplicados intensivamente os indivíduos superiores (via inseminação ou transferência de embriões). Este conceito pode parecer demasiado simples e óbvio, mas saiba que poucos produtores de touros o aplicam com continuidade e rigor.

2. Rebanho com produção de gado comercial (bezerros ou abate)

O vendedor de touros precisa conhecer e dominar as “dores” do pecuarista. As necessidades e dificuldades da pecuária comercial (na produção de bezerros ou engorda) devem ser minimizadas através de um bom touro. O desempenho que o pecuarista busca através da boa taxa de prenhez, bom peso ao desmame, bom ganho de peso no confinamento deve ser potencializado pelo bom touro. O produto que o mercado quer deve ser produzido por um bom touro.

O vendedor de touros que também atua no segmento comercial entende destas dores e da contribuição de um bom touro, pois usa em seu rebanho e vê no dia a dia as características que contribuem com a produção ou não.

3. Rebanho que conheça e faça cruzamento

A maioria dos touros Angus ofertados no mercado do PR são destinados para cruzamento com matrizes zebuínas ou cruzadas. Os produtos deste cruzamento abastecem os confinamentos e áreas de pastagens para terminação.

O produtor de touros deve produzir animais que sejam complementares as fêmeas zebuínas e que ofereçam as características buscadas e necessárias para quem faz cruzamento (alto de desempenho em ganho de peso, facilidade de engorde, qualidade de carcaça, etc).

4. Rebanho que você confie

Um insumo tão importante para o pecuarista como o touro não pode vir de um rebanho que sabemos pouco ou de um vendedor “eventual” de reprodutores. Precisamos confiar na seriedade e credibilidade de nosso fornecedor de touros, pois assim teremos a tranquilidade de saber que tudo foi feito para que animais “problema” fossem retirados do rebanho e que todos os dados e índices tem a maior correção possível.

Fico satisfeito em trabalhar para um rebanho como a ANGUS RIO DA PAZ, pois tenho convicção que as 4 características buscadas num bom fornecedor de touros são a realidade da fazenda:

1. Na ANGUS RIO DA PAZ o programa de seleção é verdadeiro e cumprido com disciplina. Não existe hesitação para castrar animais negativos e para descartar matrizes menos produtivas;

2. Na ANGUS RIO DA PAZ os reprodutores (via touro ou sêmen) são usados no rebanho comercial e produzidos bezerros para o confinamento da fazenda. Quando se avaliam os produtos dos reprodutores em condições comerciais podemos afirmar que sabemos o que é bom ou não na pecuária comercial;

3. Na ANGUS RIO DA PAZ a genética Angus é usada em programas de cruzamento e a fazenda mantém um rebanho Nelore e também de matrizes cruzadas, podendo assim afirmar que o cruzamento adiciona produtividade e resultado econômica para a propriedade.

4. Na ANGUS RIO DA PAZ a produção de touros é considerado algo muito sério e você pode confiar que o máximo está sendo feito para a satisfação de seus clientes. Gente séria e touros bons andam juntos.

Leilão Angus Rio da Paz
Foto: Divulgação

*Artigo Publicado Catálogo:
9º Leilão Seleção – ANGUS RIO DA PAZ
Via Assessoria Agropecuária