ExpoGenética supera expectativa e promove importantes lançamentos

ExpoGenética supera expectativa e promove importantes lançamentos

NELORE
Foto: Divulgação

Considerada a maior Feira em genética zebuína do país, reuniu cerca de 700 animais no Parque Fernando Costa, e ficou marcada por importantes lançamentos

A ExpoGenética 2017 terminou oficialmente ontem (27), após uma intensa programação técnica e grande movimentação financeira, em Uberaba (MG).

A feira, que é considerada a maior em genética zebuína do país, reuniu cerca de 700 animais no Parque Fernando Costa, e ficou marcada por importantes lançamentos. Entre eles: a ‘Marca do PMGZ’ e o ‘Projeto para aplicação da seleção genômica das raças zebuínas’.

“Foi, sem dúvida nenhuma, um momento histórico para a pecuária brasileira. Esses dois lançamentos representam um grande avanço no processo de melhoramento genético de zebuínos. Terminamos a feira extremamente satisfeitos e confiantes de que contribuímos bastante para o mercado da carne e do leite no país. A ExpoGenética 2017 superou todas as nossas expectativas”, destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

Confira abaixo um balanço das principais ações desenvolvidas durante a ExpoGenética 2017:

Negócios: Foram realizados 11 leilões durante a ExpoGenética 2017. O balanço oficial ainda será divulgado, mas os primeiros nove remates movimentaram quase R$10 milhões.

Marca do PMGZ: Um dos grandes lançamentos foi a Marca do PMGZ. Todos já reconhecem um animal PO, marcado com o caranguejo da ABCZ. Agora, o animal registrado com bom desempenho no PMGZ ganhará também essa outra marca, facilitando a identificação do zebu superior capaz de fazer a diferença numa seleção.

A marca do PMGZ tem formato de Z (de zebu) e, ao centro, o desenho lembra um DNA e o símbolo de infinito, demonstrando as possibilidades infinitas que o melhoramento genético oferece. Durante o lançamento, foram marcados animais de todas as raças participantes do PNAT: Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. O registro é feito na perna direita dos animais melhores avaliados.

Sumário de Touros do PMGZ corte: A nova edição do Sumário de Touros do PMGZ Corte trouxe informações sobre touros avaliados de todas as raças zebuínas de corte: Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.

A novidade ficou por conta da publicação de duas novas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para a raça Tabapuã: Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB).

As duas DEPs permitirão aos criadores interferir via seleção na composição da carcaça do rebanho. Na mesma cerimonia também foram lançados sumários de outros programas de melhoramento genético: ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), Geneplus,Instituto de Zootecnia (IZ) e PAINT da CRV Lagoa.

PNAT: Na décima edição da feira, o programa ganhou uma novidade: o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, para touros das raças Nelore e Nelore Mocha, o procedimento foi realizado na FAZU.

Para o próximo ano, a participação no Teste será obrigatória para todas as raças de corte. Este ano, participaram do PNAT nos currais da ExpoGenética: 38 animais Nelore, 11 Sindi, 6 Nelore Mocho, 4 Tabapuã e 3 Guzerá. Deles, 23 foram selecionados pelo crivo do Programa, sendo eles 2 touros Brahman, 2 Guzerá, 15 Nelore e Nelore Mocha, 2 Sindi e 2 Tabapuã.

Para a seleção, durante dois dias, criadores, técnicos da ABCZ e representantes de Centrais de Inseminação votaram e ajudaram a escolher os melhores.

Projeto para aplicação da seleção genômica das raças zebuínas: O lançamento do projeto contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, do deputado federal Marcos Montes, do presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, além de centenas de criadores, pesquisadores e técnicos.

Durante o lançamento, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, anunciou a parceria com a Embrapa que possibilitará a incorporação do banco genômico da empresa de pesquisa ao PMGZ (Programa de Melhoramento Genético d Zebuínos).

Programação técnica: Com uma das maiores equipes técnicas de campo do setor pecuário, a ABCZ promoveu uma série de eventos de capacitação para seus 102 técnicos. O ciclo de debates técnicos incluiu encontros, palestras, mesas redondas e treinamentos.

Mérito ABCZ ExpoGenética: Realizado pela primeira vez durante a programação da feira, o mérito ExpoGenética ABCZ homenageou quatro personalidades da pecuária.

O troféu, com o mesmo formato da campanha publicitária da feira, foi desenvolvido pelo artista José Otávio Lemos. Receberam a honraria: o criador cujo rebanho tem alcançado destaque no PMGZ e no PNAT, João Carlos Di Gênio; o engenheiro agrônomo que trabalha no Escritório Técnico Regional da ABCZ em Cuiabá (MT), Cristovam Barbosa de Oliveira, que se destaca com trabalho de fomento do PMGZ Corte; a gerente do PMGZ Leite, doutoranda em Zootecnia-Genética e Melhoramento Animal pela UNESP/Jaboticabal, Mariana Alencar, pela dedicação ao programa da ABCZ; e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva, que se empenha na promoção do melhoramento genético das raças zebuínas.

Concurso Leiteiro de Fazenda: A segunda edição do torneio contou com a participação de 10 matrizes, sendo 7 vacas da raça Gir e 3 da raça Guzerá.

Na raça Gir, a grande campeã foi WCBL84 – ESCÓCIA DA BDL, do expositor Wilson Carneiro Silva Júnior, registrou produção total de 129,84 kg/leite corrigido para sólidos totais e produção média de 25,97 kg/leite corrigido para sólidos totais.

Já na raça Guzerá, a grande campeã da categoria vaca adulta foi a fêmea JAJ 3213 MONALISA JA do expositor Marcelo Garcia Lack e outros condomínios, teve produção total de 93,24 kg/leite e produção média de 18,65 kg/leite corrigido para sólidos totais.

Prêmio Claudio Carvalho: A premiação, que leva o nome do grande selecionador da Chácara Naviraí, valoriza as matrizes que se destacaram por sua eficiência produtiva e reprodutiva. Ao todo, seis matrizes Nelore participaram do concurso. A vaca HARPA da TERRA BRAVA foi a grande campeã.

Concurso de Trabalhos Acadêmicos: Valesca Vilela Andrade, recém-formada em zootecnia, foi a vencedora do 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos promovido pela ABCZ Jovem.

O concurso teve o tema “Crescimento sustentável – soluções para produção de carne e leite”. Participaram da competição alunos e ex-alunos de graduação em cursos de ciências agrárias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Além de promover a premiação dos artigos acadêmicos, a ABCZ Jovem também participou de um painel de conferência durante a 1ª edição da Conferência Brahman Jovem.

Sala do Associado: Os associados da ABCZ ganharam um presente durante a ExpoGenética. A “Sala do Associado”, um espaço destinado para acolher e auxiliar os criadores que passarem pela sede da entidade e quiserem trabalhar ou realizar reuniões.

O local, equipado com computador, impressora e mobiliário, servirá de apoio para todos. A estrutura localizada dentro da área reservada à diretoria na sede da entidade, mostra a valorização do associado pela atual gestão. A “Sala do Associado” leva o nome de Nenê Gomes (Domingos Alves Gomes), que foi diretor da ABCZ.

E o terceiro dia da feira ficou marcado por uma série de homenagens. Foi descerrada a foto do ex-presidente Luiz Cláudio Paranhos na galeria dos ex-presidentes da ABCZ.

Também foram homenageados, os ex-diretores da Associação: Laerte Borges, dá nome à sala da Superintendência de Marketing, José Santiago Sabino de Freitas dá nome à sala da Superintendência de Administrativo-Financeira e Romeu Lins Calheiros dá nome à sala da Superintendência Técnica.

Academia ao ar livre: O parque Fernando Costa e a comunidade de Uberaba também ganharam um presente durante a ExpoGenética.

Expogenetica
Foto: Alysson Oliveira

Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Laboratório Sabin, a nova academia é equipada com dez aparelhos e uma placa com orientações sobre exercícios. Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento.

Fonte: ABCZ 

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.